A primeira decisão da Arena

O longo jejum de títulos do Grêmio poderá ter fim diante de sua torcida. Hoje pela manhã a CBF definiu através de sorteio que a partida de ida da final da Copa do Brasil será em Belo Horizonte, e a segunda em Porto Alegre. Será a primeira finalíssima do novo estádio gremista - embora ele já tenha sido palco de jogos de ida de decisões em 2013 (Série C, Juventude x Botafogo-PB) e 2014 (Gauchão, Gre-Nal).

Jogar a segunda em casa não é garantia de nada (só 11 dos 26 mandantes de finalíssimas do torneio até hoje conquistaram o título), mas é nítido que o torcedor gremista gostou do resultado do sorteio. Ter a chance de poder encerrar o jejum em casa é sem dúvida o principal motivo. Outro é a confiança de que, na Arena, a equipe não perderá a conquista do título.

Na verdade, talvez o principal motivo que torne positivo decidir em Porto Alegre seja outro: a ansiedade. É sabido que em mata-mata o primeiro jogo é que pauta o segundo. Neste caso, ter de jogar em casa precisando abrir vantagem para administrar a volta em Belo Horizonte poderia ser ruim para um time há tanto tempo sem conquistas. Para este Grêmio mais reativo, parece melhor iniciar a disputa em um terreno hostil, de forma mais cautelosa, que ter de se abrir de cara, correndo o risco de não encaminhar uma diferença segura para garantir o título fora de casa.

Seguem abaixo dados e curiosidades a respeito das decisões da Copa do Brasil:

1) 11 dos 26 campeões deram a volta olímpica em casa. Ou seja: 15 equipes ganharam a Copa do Brasil no estádio adversário. Foram 27 finais até hoje, mas retiramos da conta a edição de 2006, quando Flamengo e Vasco jogaram as duas partidas decisivas no Maracanã.

2) Nestas 26 finais analisadas, o mandante venceu o primeiro jogo 14 vezes. Nestas 14 oportunidades, foi campeão fora de casa 10 vezes - só Internacional (1992), Palmeiras (1998 e 2015) e Sport (2008) conseguiram reversões. Ou seja: em 71% das oportunidades, vencer a primeira em casa deu título a quem decidiu fora.

3) Quando o primeiro jogo terminou empatado (12 vezes), quem jogou em casa a partida de volta levou a Copa do Brasil sete vezes. Em cinco oportunidades, quem empatou a primeira em casa conseguiu o título na casa do rival. O Grêmio conquistou duas destas edições (1997 e 2001).

4) O visitante do primeiro jogo da final da Copa do Brasil nunca conseguiu vencer esta partida de ida.

5) Nunca houve vitória por diferença superior a dois gols em qualquer um dos 54 jogos que decidiram Copas do Brasil. Quem venceu a primeira por dois gols de diferença só perdeu o título uma vez (Corinthians, em 2008, para o Sport). Ainda assim, foi pelo saldo qualificado, que naquele ano ainda existia na final - foi abolido do regulamento em 2015. Nas outras cinco oportunidades em que tal diferença foi aberta na ida, a equipe que levou a vantagem para o segundo jogo foi a campeã.

6) Quem ganhou o primeiro jogo em casa por um gol de diferença foi campeão no segundo em cinco das oito vezes em que isso ocorreu.

Comentários