À espera de um domingo difícil

Se der a lógica neste domingo, o Internacional (16º, 38) dormirá na zona de rebaixamento, mais uma vez. É o preço alto do empate em casa com o Santa Cruz: se não venceu o lanterna no Beira-Rio, em tese o jogo mais fácil do campeonato, como fará para arrancar um ponto que seja contra o Palmeiras (1º, 67), o líder, em São Paulo, em teoria a partida mais difícil do ano?

Não se trata de um alarmismo barato: é que para ter a garantia de não voltar ao inferno a quatro rodadas do fim, somente os três pontos servem. Afinal, o Vitória (17º, 36), se vencer hoje, irá a 39 (mesma pontuação do Colorado se ele empatar no Allianz Parque), e fatalmente o passará nos critérios de desempate. O time baiano terá duas facilidades no Barradão: contará com Marinho, seu melhor jogador, e terá pela frente o Atlético-PR (6º, 51), de boa campanha, mas apenas o 18º colocado na tabela de visitantes, com incríveis 13 derrotas em 16 partidas longe da Arena da Baixada.

E o Palmeiras vem focadíssimo: o jogo de hoje é a chance de o Alviverde encaminhar de vez o título. Caso derrote o Inter, poderá abrir até sete pontos de distância para o segundo colocado, podendo confirmar seu quinto título nacional já na próxima rodada. Cuca respeita bastante o Colorado nos seus discursos, mas o favoritismo é total. William vai bem como meio-campista em termos individuais, mas o fato é que Celso Roth ainda não venceu uma partida sequer sem Seijas. E o venezuelano, claro, não começará o jogo.

De todo modo, até mesmo acabar a rodada entre os quatro últimos não será uma tragédia no Beira-Rio, mas desde que o Inter obtenha pelo menos um empate em São Paulo. Na próxima rodada, a equipe recebe a Ponte Preta, enquanto o Vitória visita o Santos. A alternância entre gaúchos e baianos na 17ª posição será natural nas próximas semanas. Portanto, qualquer pontinho é importante. Mesmo que signifique, momentaneamente, uma volta ao pesadelo da Série B.

Ponte Preta (10º, 45) x Santos (3º, 61): animado após quebrar a longa invencibilidade do líder Palmeiras, o Santos vai a Campinas em busca de uma vitória. Ganhando, o Peixe tira o Flamengo do 2º lugar e pode até mesmo ficar a três pontinhos do Verdão. A Ponte, em ritmo de férias, joga para encerrar o ano de bem com sua torcida.

Coritiba (15º, 39) x Atlético-MG (4º, 60): totalmente focado em escapar do rebaixamento, o Coritiba tem hoje um duelo-chave nesta luta. A equipe receberá o Atlético-MG dividido entre a final da Copa do Brasil e suas pequenas chances que restam de título brasileiro. Pode fazer diferença o preparo físico: o experiente time do Galo chega desgastado pela semifinal complicada contra o Inter, enquanto o Coxa só treinou durante o meio de semana.

Cruzeiro (13º, 41) x Fluminense (9º, 48): dois times em má fase entram em campo precisando de vitória. O Cruzeiro, ganhando, praticamente sela o fim de suas chances de queda. Já o Flu precisa do resultado para voltar à briga pelo G-6, da qual se afastou após encarreirar cinco partidas sem vitórias nas últimas semanas.

Chapecoense (12º, 43) x Figueirense (18º, 33): há um 0 a 0 da final da Copa Sul-Americana e animadíssima pela vantagem obtida em Buenos Aires contra o San Lorenzo, a Chape vai para o duelo doméstico totalmente tranquila, longe do risco de queda. O Figueira vive momento oposto: sem vencer há seis jogos, só os três pontos interessam para que haja ainda alguma réstia de esperança de escapar da segunda divisão.

Santa Cruz (20º, 24) x América-MG (19º, 27): duelo melancólico, cuja única utilidade é ver quem será ou não o lanterna do Brasileirão. Ambos podem ser rebaixados hoje mesmo - o Santa, mesmo ganhando, pode cair matematicamente ao final da partida. Caso empate ou perca, terá sua volta para a Série B oficialmente confirmada. O mesmo vale para o América-MG em caso de empate ou derrota - só uma vitória mantém com certeza os mineiros vivos por mais uma rodada.

Comentários