Os duelos entre gaúchos e mineiros na Copa do Brasil

Primeiro duelo entre RS e MG decidiu a Copa do Brasil em 1993
As partidas que colocarão frente a frente os quatro gigantes gaúchos e mineiros nas semifinais da Copa do Brasil são extremamente representativas. A única vez em que apenas dois estados estiveram juntos, em confrontos cruzados, nesta altura da competição, foi em 2000 - Minas e São Paulo, naquela oportunidade. O que está longe de ser algo novo é equipes de Rio Grande do Sul e Minas Gerais se encontrarem na competição. Isso já ocorreu 13 vezes, com vantagem mineira: oito classificações, contra cinco dos gaúchos. É hora de relembrar estes duelos.

Cruzeiro x Grêmio, 1993
O primeiro duelo foi de cara uma final. Logo na quinta edição do torneio, o Grêmio já chegava à sua terceira decisão. Em Porto Alegre, sob um forte temporal, a bola mal rolou, e o jogo acabou 0 a 0. No Mineirão, a Raposa saiu à frente, gol de Roberto Gaúcho, num frango histórico de Eduardo Heuser. Pingo empatou ainda no primeiro tempo, o que daria o título ao Tricolor, mas Cleison, no começo da etapa final, fez o 2 a 1 definitivo para o time de Belo Horizonte, que levantava ali sua primeira taça no torneio. Foi o único duelo entre os dois maiores campeões da Copa do Brasil até hoje - hoje à noite, melhor dizendo.

Internacional x América-MG, 1998
Confronto ocorrido logo na primeira fase. No Independência, o América-MG do volante Dinho, recém saído do Grêmio, levou a melhor e fez 1 a 0. O Inter devolveu o placar no Beira-Rio, com gol de Christian, levando a decisão para os pênaltis. Os mineiros foram mais competentes e saíram de Porto Alegre com a classificação.

Cruzeiro x Caxias, 1999
Na primeira fase da competição, o Caxias começou surpreendendo o Cruzeiro. Saiu perdendo por 2 a 0 no Centenário, mas obteve uma excelente virada no segundo tempo e levou uma vantagem de 3 a 2 para o Mineirão. No jogo de volta, porém, a Raposa sobrou: precisava só de um gol para se classificar, mas enfiou logo 5 a 0 e passou de fase fácil.

Internacional x Villa Nova-MG, 1999
Também na primeira fase daquele ano, outro confronto entre os dois estados. Desta vez, os gaúchos se deram melhor: após um empate de 1 a 1 em Nova Lima, o Inter fez 4 a 1 no Villa no Beira-Rio e seguiu adiante na competição.

Cruzeiro x Caxias, 2000
Na reprise do duelo do ano anterior, novamente os mineiros sobraram, desta vez com duas vitórias. Depois de um tranquilo 3 a 1 no Centenário, uma goleada por 6 a 1 em Belo Horizonte. Entre os dois jogos, o Caxias venceu o milionário Grêmio da ISL por 2 a 1, no Olímpico, conquistando o primeiro turno do Gauchão. O time de Tite seria campeão estadual um mês depois.

Grêmio x Villa Nova-MG, 2001
Na abertura da campanha do tetra, o Grêmio perdeu por 3 a 2 em Nova Lima. No Olímpico, chegou a sofrer um susto: saiu à frente, mas cedeu o empate, o que o eliminaria precocemente. No segundo tempo, deslanchou e aplicou 4 a 1, abrindo caminho para o título.

Internacional x Atlético-MG, 2002
No único encontro entre os dois adversários de hoje no Beira-Rio, o Galo levou a melhor. Venceu o Inter por 2 a 0 em casa e administrou uma derrota relativamente segura por 3 a 2 fora. O jogo valeu pelas oitavas de final.

Juventude x Caldense, 2003
Participante então da primeira divisão nacional, o Juventude foi surpreendido pela Caldense logo na primeira fase. Levou 2 a 1 fora de casa, devolveu o placar no Alfredo Jaconi, mas acabou superado nos pênaltis.

Juventude x Uberlândia, 2004
Novamente na primeira fase, desta vez o Papo não deu chance ao rival mineiro da vez. Enfiou 3 a 0 no Uberlândia logo na partida de ida e passou sem sustos à etapa seguinte.

Cruzeiro x Veranópolis, 2007
Jogo duro para o Cruzeiro logo na primeira fase. O VEC, que naquela temporada eliminou o Inter campeão mundial e foi semifinalista do Gauchão, segurou um 0 a 0 em casa na partida de ida. Em Belo Horizonte, perdeu por apenas 1 a 0.

Grêmio x Ipatinga, 2012
Pela segunda fase, o Grêmio não teve problemas em eliminar o Ipatinga com duas vitórias. Na ida, fez 1 a 0, resultado insuficiente para a vaga direta, mas, no Olímpico, um 3 a 0 assegurou com tranquilidade a passagem para as oitavas.

América-MG x Internacional, 2013
Quinze anos depois, o Inter se vingou do Coelho. Venceu de virada por 3 a 1 no Centenário, em Caxias do Sul, e segurou um empate de 1 a 1 na partida de volta para passar para as oitavas de final.

Juventude x Atlético-MG, 2016
Antes de pegar o Inter agora, o Galo sofreu para eliminar o Juventude nas quartas de final. Ganhou por 1 a 0 no Mineirão, mas viu o Papo devolver o placar em Caxias do Sul. Na decisão por pênaltis, Victor brilhou e classificou o Atlético-MG para a semifinal.

Comentários