Mais da metade dos títulos da Copa do Brasil estarão de um mesmo lado da chave

Palmeiras x Grêmio já duelaram em 1993, 1995, 1996 e 2012
As quartas de final da Copa do Brasil de 2016 chegaram ao sorteio desta sexta-feira com a marca de serem as primeiras da história a reunir oito campeões do torneio. Pois a definição dos confrontos, ocorrida agora há pouco, na sede da CBF, trouxe outra peculiaridade: quatro dos cinco clubes que conquistaram a competição três vezes ou mais estarão de um mesmo lado da chave. História pouca é bobagem.

O vencedor do confronto entre Palmeiras e Grêmio, uma partida com imensa história no torneio, enfrentará nas semifinais o de Corinthians e Cruzeiro, outro dos maiores clássicos nacionais. Mineiros e gaúchos ganharam a Copa do Brasil quatro vezes, enquanto ambos os paulistas a venceram em três oportunidades. É o peso de sete títulos em cada duelo. Para se ter uma noção do tamanho destes jogos, nada menos que 14 das 27 edições da competição pararam na sala de troféus destes quatro clubes. É mais da metade.

A definição destes dois jogaços compensa, em boa medida, a frustração de muitos por não termos a chance de ver clássicos regionais nas quartas de final. Dos 28 duelos possíveis, cinco previam jogos de intensa rivalidade, fora os duelos dos gigantes gaúchos contra o Juventude. Nas semifinais, sim, a possibilidade de um Corinthians x Palmeiras existe. Fora outros grandes jogos, claro.

Do lado mais pesado do diagrama em termos de história é difícil apontar favoritismo. O Palmeiras vive momento bem superior ao Grêmio, mas já avisou que dará prioridade ao Campeonato Brasileiro, enquanto os gaúchos entrarão com tudo na disputa. Já o Corinthians faz campanha superior à do Cruzeiro, mas vive fase instável - fora o fato de o peso da camisa mineira na competição poder equilibrar a disputa. Na outra chave, Santos e Atlético Mineiro chegam mais cotados que os dois gaúchos. Por mais que possam dividir atenções com o G-4 do Brasileirão, enfrentarão Inter e Juventude também com outras prioridades - evitar a queda e tentar a ascensão para a Série B, respectivamente.

Os confrontos ocorrerão nos dias 28 de setembro (também conhecido como quarta que vem) e 19 de outubro. Atlético, Corinthians, Grêmio e Santos abrem os duelos em casa, enquanto Juventude, Cruzeiro, Palmeiras e Internacional decidirão em seus domínios.

Comentários