Decisões armadas para o meio de semana

Empate pegado na Arena esquentou a briga pela liderança
Ainda faltam 14 rodadas para o Campeonato Brasileiro acabar, mas o clima de decisão já é sentido em cada briga da tabela, com as secações dos clubes contra seus concorrentes, já bem definidos a esta altura da competição. Neste meio de semana, porém, a secação dará um tempo: será hora de confrontos diretos, dois deles em especial - ambos provocados pela Dupla Gre-Nal na rodada de ontem.

O Grêmio nada mais tem a ver com a disputa de título, mas esquentou muito o jogaço entre Palmeiras e Flamengo, o mais aguardado do campeonato até agora. O Tricolor jogou o suficiente para vencer o líder do campeonato na Arena, mas esbarrou no velho problema da falta de eficiência nas finalizações. Mesmo com Luan escalado no lugar errado e Miller Bolaños com atuação apenas discreta, o time gaúcho controlou o jogo e teve as melhores chances. Finalizou mais, teve bem mais posse de bola, mas novamente não venceu.

A boa novidade para Roger talvez tenha sido a partida do zagueiro Walter Kannemann. Em vez de colocá-lo na lateral esquerda, o técnico gremista pôs o argentino na vaga direta de Wallace Reis. Fazendo a sobra de Geromel, ele foi bastante seguro, especialmente no jogo aéreo - argumento importante para a titularidade num time que toma gols de cabeça além do que deve. Credencia-se para prosseguir na equipe nesta quarta, diante da Ponte Preta, em Campinas.

O empate leva o Palmeiras a 47 pontos - a distância para o Flamengo cai para apenas um pontinho, às vésperas do jogo direto entre ambos. Ainda assim, empatar em Porto Alegre contra o Grêmio é sempre um ponto ganho - ponto, aliás, que o Fla não tem, e se tivesse estaria empatado com os paulistas neste exato momento. Muito organizado e eficiente na marcação, o Verdão teve suas chances, mas foi na maior parte do tempo muito bem marcado - em especial Gabriel Jesus, que sentiu a virilha e virou dúvida para quarta.

Em Curitiba, o Inter também provocou uma decisão, mas por incompetência própria. O gol de Valdívia logo no começo sugeria que a equipe estava de fato estancando a crise. Logo, porém, o time foi acuado pelo Atlético Paranaense: sofreu o empate antes do intervalo e tomou a virada antes do primeiro minuto do segundo tempo, um momento fatal do jogo. O time de Celso Roth foi para cima, mas não teve forças para conseguir um pontinho que fosse.

Assim como o Palmeiras, o Internacional jogará em casa contra um adversário que está uma posição e um ponto atrás: o Vitória. O jogo desta quinta é absolutamente decisivo: perdendo, o Colorado será ultrapassado pelos baianos e voltará à zona de rebaixamento, num jogo emblemático por sua importância. Roth terá quatro dias para recuperar as forças após a 11ª derrota no campeonato e montar uma estratégia que seja capaz de superar o time de Salvador. Vale lembrar que o Vitória, apesar do mau campeonato, não tem sido páreo simples para ninguém - até mesmo Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro, os três primeiros colocados, sofreram para batê-lo.

Mau resultado em Recife
Além da derrota para o Atlético Paranaense, o que levou o Inter a cair para o 16º lugar foi a vitória do Sport sobre o Santa Cruz no clássico pernambucano. O jogo foi absolutamente maluco: o Santa chegou a estar vencendo por 2 a 0, cedeu o empate e ainda tomou dois gols nos minutos finais, perdendo por 5 a 3. Por outro lado, as derrotas de Figueirense e Cruzeiro para São Paulo e Botafogo acabaram sendo ótimas para o Colorado.

Bom resultado na Vila
Para os gremistas, o pior que poderia acontecer na Vila Belmiro seria uma vitória do Corinthians sobre o Santos. O primeiro tempo foi todo corintiano, mas o Peixe chegou a virada na etapa final. O 2 a 1 deixa o alvinegro a um ponto do rival, e aproxima o Grêmio do G-4: a distância, que era de quatro, caiu para três pontos, mesmo com o empate em casa contra o Palmeiras. Em compensação, se tudo der errado no meio de semana, o time de Roger pode cair até para a 11ª posição.

Um respiro para a Lusa
A Portuguesa fez 3 a 1 no Guaratinguetá e segue com chances de escapar do rebaixamento na Série C. Um ponto atrás do Macaé, entra na última rodada precisando pontuar mais que o time fluminense. Não será fácil: a Lusa visitará a Tombense, que luta por classificação, enquanto seu rival receberá o Botafogo de Ribeirão Preto, praticamente classificado à próxima fase.

Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
É difícil fazer o simples