A melhor dupla de ataque em sua melhor jornada

Suárez e Cavani destroçam o Paraguai: 4 a 0 e liderança celeste
Dupla de ataque mais afinada do futebol mundial de seleções desta década, Luis Suárez e Edinson Cavani talvez tenham tido sua melhor atuação conjunta pelo Uruguai ontem à noite desde que são titulares da seleção, há sete anos. Na vitória por 4 a 0 sobre o Paraguai eles estiveram absolutamente imparáveis. Cavani deixou dois, mas Suárez foi ainda melhor: deu as duas assistências para o companheiro, cavou um pênalti e ainda o converteu. Cristian Rodríguez completou a goleada.

Não vai ter repescagem: desta vez, tudo indica que a Celeste vai para a Copa direto. Com 16 pontos, o time de Óscar Tabárez lidera as eliminatórias sul-americanas e desde o começo ocupa um dos três primeiros lugares. No Centenario, mantém 100% de aproveitamento, o que é fundamental para ir à Copa. Fora, belisca seus pontinhos de vez em quando. O Paraguai, com 12, sai da zona de classificação.

A rodada foi especialmente boa para os uruguaios também por conta dos tropeços de três concorrentes diretos. Em Brasil x Colômbia, alguém iria perder pontos, e foram os colombianos. Mas os fracassos de Argentina e Chile ninguém esperava. Os argentinos perderam a liderança e caíram para a 3ª colocação ao ficarem no 2 a 2 com a lanterninha Venezuela, em Mérida. Já os chilenos cometeram pecado ainda mais grave, porque foi dentro de casa: 0 a 0 com a fraca Bolívia. Com 11 pontos e na 7ª colocação, seguem com o risco de se tornarem o primeiro atual campeão continental em quase duas décadas a ficar de fora de um Mundial.

Outro que briga lá em cima e perdeu para um dos piores times do continente foi o Equador: derrota por 2 a 1 para o Peru, em Lima. Depois da largada fenomenal, quando venceu quatro jogos seguidos, a seleção tricolor já está na zona da repescagem, em 5º lugar, com 13. Nos últimos 12 pontos disputados, os equatorianos só conquistaram um. A gordura já se foi, definitivamente.

Tropeço francês
A França foi a única seleção campeã do mundo que não venceu na rodada de abertura das eliminatórias europeias. O empate em 0 a 0 com a Bielorrússia, mesmo fora de casa, não é o ideal num grupo forte, que conta ainda com Suécia e Holanda. Por sorte, estas duas seleções ficaram no 1 a 1 e também perderam pontos.

Em tempo:
- Definidos os últimos dois classificados para o hexagonal final da Concacaf: Estados Unidos (goleou Trinidad e Tobago por 4 a 0) e Honduras (segurou um 0 a 0 com o México). Além destas quatro seleções, Panamá e Costa Rica também estão garantidos na fase decisiva. A Guatemala, mesmo tendo aplicado inacreditáveis 9 a 3 em São Vicente e Granadinas, ficou de fora.

Foto: AUF/Divulgação.

Comentários