Quem terminará na ponta?

A desorganização da CBF está desvalorizando um dos mais empolgantes Brasileirões de todos os tempos. Estamos prestes a fechar o turno sem termos ideia de quem será o líder. E pouco é comentado a respeito disso, afinal, a entidade não foi capaz de organizar um calendário que permitisse ao campeonato parar durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O Flamengo venceu e foi a 34 pontos ontem, mas favorito a terminar na liderança é o Santos (2º, 33), que visita o lanterna América-MG (20º, 10). Apesar do crescimento do time mineiro nos últimos dois jogos com o técnico Enderson Moreira e dos desfalques do Peixe para a seleção olímpica, o favoritismo neste confronto é santista. Ainda assim, Palmeiras (3º, 33) e Corinthians (4º, 33) também têm tudo para virar a metade do campeonato com 36 pontos: receberão Vitória (13º, 22) e Cruzeiro (18º, 18), que não fazem bom certame - o jogo corintiano é só amanhã.

Também nesta segunda jogará o Atlético-MG (6º, 32), outro candidato à liderança, que receberá a Chapecoense (10º, 24). E o Grêmio (5º, 32) só não tem essa oportunidade porque folgará neste fim de semana, já que o confronto com o Botafogo (15º, 20) será no Rio, e a cidade não está recebendo jogos do Brasileirão, obviamente, por causa da Olimpíada. E também, claro, porque fracassou diante de América-MG e Santa Cruz. Na normalidade e na lógica, o Tricolor Gaúcho tinha a obrigação de vencer estes dois rivais mais fracos e estar folgado na liderança neste momento. Vacilou e causou essa espetacular confusão na disputa.

Já pensou se estivéssemos num campeonato tipo o Argentino dos antigos, com Apertura e Clausura? A disputa seria absolutamente histórica pelo primeiro título nacional da temporada. Em plena Olimpíada disputada no próprio país.

Que Inter entrará em campo?
A pergunta vale não apenas por conta das incertezas da escalação de Paulo Roberto Falcão, mas também por conta do ânimo. Após a péssima atuação em Belo Horizonte, que se seguiu aos fortes protestos após a derrota para o Corinthians, esperava-se uma cobrança terrível sobre os jogadores. Pois os torcedores estão prometendo apoio hoje à tarde contra o Fluminense (9º, 24), com direito até a reeditar as famosas ruas de fogo para criar um clima positivo.

O Internacional (14º, 21) de dois pontos ganhos em 30 disputados pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. Mas tudo tem que dar errado: derrota para o Flu aliada a vitórias do Figueirense sobre o Sport, Santa Cruz sobre o São Paulo, Cruzeiro sobre o Corinthians e Coritiba sobre a Ponte Preta. É improvável. Mas não é isso que assusta: é o enorme jejum de triunfos e, também, as perspectivas das próximas rodadas, nas quais o time terá de encarar dificuldades como visitar a Arena Condá e a Ilha do Retiro e receber Santos e São Paulo no Beira-Rio. Aí sim, o Z-4 poderá ser uma realidade. Vencer hoje diminui a chance de viver esse terror.

Comentários