O San Lorenzo de Diego Aguirre já se complica

Cerutti (E) decepcionou, Sarmiento (D) fez golaço: 2 a 0 Banfield
A Copa Sul-Americana mal começou e seu primeiro campeão já está ameaçadíssimo de eliminação. Jogando em Lomas de Zamora, o San Lorenzo teve mais posse de bola, criou chances, teve um pênalti não marcado a seu favor, mas saiu com um resultado bastante negativo. A derrota de 2 a 0 para o Banfield obriga o Ciclón a golear no confronto do próximo dia 13 para chegar às oitavas de final.

Tecnicamente limitado, o Banfield aposta na força física, marcação dura e jogo aéreo para prevalecer. Diante de uma equipe com algumas modificações após ser bi-vice-campeã argentina, a estratégia acabou funcionando. Sem o melhor entrosamento, Caruzzo e Coloccini bateram cabeça em vários cruzamentos para a área. Sem a liderança de Ortigoza para comandar o sistema defensivo neste tipo de lance, a resistência dos visitantes durou apenas quatro minutos. Foi quando Erviti levantou escanteio e Jorge Rodríguez fez 1 a 0 de cabeça.

Ainda tonto pelo golpe levado, o San Lorenzo levou bons 20 minutos para entrar no jogo. Antes disso, o Banfield já havia criado mais duas chances claras e arrematado sete vezes a gol, escorado na boa atuação de Erviti na criação, nas subidas de Sarmiento pela esquerda e em Santiago Silva fazendo a parede para quem vinha de trás. O time visitante só começou a se encontrar quando os laterais Corujo e Más se juntaram a Belluschi no apoio ao ataque. Ainda assim, a atuação apática dos pontas Cerutti e Blanco atrapalhava os planos de uma reação.

O segundo gol do Banfield foi um exagero, mas lindíssimo. Sarmiento cobrou falta com perfeição, como que com a mão, mas o resultado não traduzia o equilíbrio do jogo. Tanto que Diego Aguirre não mexeu no San Lorenzo na volta do intervalo, temendo perder a boa mecânica que a equipe apresentava nos minutos finais do primeiro tempo. Só foi mexer aos 13 do segundo, com o mais agudo Cauteruccio no lugar do apagado Blanco, dado também o retorno mais equilibrado do Banfield. Como a mexida não resultou em melhora, só a entrada de Costa a vaga do mais postado Mussis trouxe um pouco mais de fluidez ao meio.

Mas os setores espaçados do time cobraram seu preço. De 2014 para cá, o San Lorenzo mudou algumas peças, mas manteve uma base desde então: Torrico, Caruzzo, Más, Mussis (ou Ortigoza, hoje ausente), Mercier e Blanco estão na equipe há bastante tempo, Cerutti, Belluschi e Blandi disputaram a Libertadores deste ano, mas Aguirre é o terceiro técnico da equipe em menos de nove meses. Bauza saiu, Guede também, e o uruguaio está chegando agora. Não há base sólida que aguente tanta troca de filosofia, ainda mais após ter permanecido tanto tempo com um nome vitorioso como Bauza no comando.

Aguirre tem 20 dias para encaixar uma escalação capaz de reverter o quadro. Até a partida de volta, há mais três jogos pelo começo do Campeonato Argentino, contra San Martín, Defensa y Justicia e Vélez. Iniciar bem a briga pelo título é também a chance de dar uma mecânica a um time que precisa golear no jogo de volta. Por mais que o Banfield seja tecnicamente inferior, a tarefa é das mais complicadas.
________________________________________________________
Copa Sul-Americana 2016 - Segunda fase - Jogo de ida
23/agosto/2016
BANFIELD 2 x SAN LORENZO 0
Local: Florencio Sola, Lomas de Zamora (ARG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (BRA)
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Jorge Rodríguez 4 e Sarmiento 36 do 1º
Cartão amarelo: Soto, Navarro, Cerutti, Blanco, Mussis e Costa
BANFIELD: Navarro (6,5), Prósperi (7), Matheu (6), Jorge Rodríguez (6,5) e Soto (6,5); Sperduti (6) (Remedi, 46 do 2º - sem nota), Cobo (5,5), Erviti (6,5) e Sarmiento (7) (Sporle, 36 do 2º - sem nota); Asenjo (5,5) (Bertolo, 15 do 2º - 5,5) e Silva (6). Técnico: Julio César Falcioni
SAN LORENZO: Torrico (4,5), Corujo (5), Coloccini (5), Caruzzo (5) e Más (5); Mercier (5,5), Mussis (5) (Costa, 30 do 2º - 5,5) e Belluschi (5,5); Cerutti (4,5), Blandi (4,5) e Blanco (4) (Cauteruccio, 13 do 2º - 5). Técnico: Diego Aguirre

Foto: San Lorenzo/Divulgação.

Comentários