Na base da confiança, a primeira lista de Tite

Seis dos 23 jogadores já atuaram com Tite em Inter e Corinthians
Tite reiterou que todos os jogadores convocados por ele hoje de manhã foram extensamente observados. E não é de se duvidar mesmo, já que o treinador da seleção brasileira, desde que assumiu o cargo, foi visto em inúmeros jogos do nosso campeonato nacional, algo que sempre cobramos de outros treinadores que já ocuparam este cargo. Ainda assim, é evidente, por sua primeira lista, que a confiança pessoal nos atletas foi um dos critérios primordiais na definição de quem seria chamado para os jogos das eliminatórias que ocorrerão em setembro. Procedimento normal para quem está assumindo um terreno novo.

Dos 23 convocados, seis já atuaram com o técnico em sua vitoriosa carreira de clubes. Gil, Fagner e Renato Augusto são nomes destacados da última passagem de Tite pelo Corinthians, onde, com ele, foram campeões brasileiros. Paulinho, também pelo Timão, foi campeão de tudo entre 2011 e 2012 com o treinador. Já Giuliano e Taison foram seus atletas no Internacional, entre 2008 e 2009.

Haverá quem diga que Tite começou chamando seus "bruxos", especialmente se os resultados contra Colômbia e Equador não forem positivos. Mas que mal há em chamar nomes de confiança numa primeira convocação? Destes seis atletas, somente Giuliano não viveu seu melhor momento técnico da carreira com Tite no comando. Taison é o caso mais gritante, fazendo um primeiro semestre de 2009 esplendoroso no Internacional, um nível jamais repetido, por melhor que seja sua carreira no leste europeu. Pouco vimos deste jogador nas últimas temporadas, e por isso sua convocação chama tanto a atenção. Vale um voto de confiança, mas será preciso dar resposta positiva, pois há claramente atacantes melhores à disposição.

No mais, a valorização do futebol nacional também ficou clara: 9 dos 23 jogadores atuam no Brasil, o equivalente a 40% do total de chamados. Nomes como o volante Rafael Carioca, do Atlético-MG, há tempos faziam por merecer uma chance. Outros, como o zagueiro gremista Geromel, seguem na espera das próximas rodadas. Outro fato que chama a atenção é o de que sete campeões olímpicos estão na lista, o que é positivo, pois a equipe de Rogério Micale se mostrou tecnicamente superior à que Dunga vinha chamando, por mais que fossem jogadores em geral mais novos.

Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press/CBF.

Comentários