Mudanças para sair vivo do sintético

A grama sintética da Arena da Baixada já vitimou o Grêmio neste ano. Dois meses atrás, o time de Roger Machado teve talvez sua pior apresentação no Campeonato Brasileiro diante do Atlético-PR. A derrota por 2 a 0 ficou caracterizada pela enorme dificuldade que o time gaúcho teve em trocar passes ao longo dos 90 minutos. E o toque de bola envolvente e de paciência é a principal característica do Tricolor Gaúcho há bastante tempo.

Vencer o Furacão em seu estádio é para poucos, só o líder Palmeiras conseguiu no Brasileirão. Ter de atuar fora de suas características para isso só reforça a dificuldade que deve ser a partida de hoje. Dada a péssima experiência gremista por lá, o desafio da noite é voltar com um resultado administrável em Porto Alegre. O Atlético-PR não vive mais seu melhor momento no campeonato, mas é muito forte dentro de casa, ainda mais com o adendo da grama artificial. Num torneio de mata-mata, ter fator local é absolutamente decisivo.

Do time olímpico, o goleiro Wéverton é reforço para os paranaenses, enquanto Luan e Walace retornam ao time gaúcho após mais de um mês ausentes. São voltas importantes: Miller Bolaños não aproveitou sua primeira sequência como titular para se tornar insubstituível, segue pecando pela irregularidade. No meio, Maicon não jogará, lesionado. Jaílson volta, uma excelente notícia, e com Walace a seu lado resolve o setor. Mais atrás, é hora de ver Kannemann pela primeira vez, já que Wallace Reis já disputou a Copa do Brasil pelo Flamengo. O argentino começa direto na fogueira.

O jogo é complicado, mas é preciso usar a inteligência. A ordem gremista é trazer na bagagem um resultado que torne viável a classificação daqui a quatro semanas, quando o confronto ocorrerá na capital gaúcha. Historicamente, o Grêmio conhece bem este caminho. Na prática, porém, tem fracassado seguidamente em todos os mata-matas que disputa. Roger só ganhou dois (Criciúma e Coritiba em 2015) e perdeu três (Fluminense, Juventude e Rosario Central). Está na hora de empatar essa conta.

Em tempo:
- Noite para mais um gaúcho estrear nas oitavas: o Juventude, que atuará no Morumbi tentando aproveitar a péssima fase do São Paulo. Não é impossível buscar um resultado razoável. Santos x Vasco e Atlético-MG x Ponte Preta completam a noite de copa em termos nacionais.

- Pela Sul-Americana, o destaque brasileiro é o clássico Santa Cruz x Sport, no Arruda. Figueirense e Flamengo duelarão no Orlando Scarpelli.

- O Santos apresentou ontem o projeto de seu novo estádio. A arena terá capacidade para pouco mais de 27 mil torcedores e deverá ficar pronta 30 meses após a aprovação no conselho do clube - ou seja, 2019 ou 2020.

- O Brasil (5º, 33) perdeu a chance de entrar no G-4 da Série B. Jogando em Pelotas, levou 1 a 0 do Atlético-GO (2º, 37) - se vencesse, assumiria a vice-liderança. A equipe gaúcha, porém, foi beneficiada pela derrota também em casa do Londrina (6º, 31) para o Goiás (13º, 26), 1 a 0. Mesmo que outros sete jogos estejam por ocorrer nesta rodada entre sexta e sábado, o Xavante manterá a 5ª colocação na tabela.

Comentários