Três gaúchos entre os 16

Depois de 0 a 0 em Caxias, Juventude bateu Paysandu na Curuzu
Se nas Séries C e D o futebol gaúcho não anda bem das pernas, o mesmo não se pode dizer na Copa do Brasil. Dos 16 finalistas da competição, três são do Rio Grande do Sul: além da Dupla Gre-Nal, classificada por antecipação às oitavas de final, o Juventude também está lá. Venceu ontem o Paysandu em Belém por 2 a 1 e carimbou sua classificação.

A noite de quarta-feira, aliás, por muito pouco não incluiu um quarto representante gaudério nas oitavas: o Ypiranga, que por 70 minutos segurou um 0 a 0 que lhe servia diante do Fluminense, mas sucumbiu nos 20 finais. A derrota por 2 a 0 encerra uma campanha histórica do Canário, que eliminou Atlético-GO e Aparecidense nas fases anteriores e arrancou um surpreendente 1 a 1 do Tricolor Carioca fora de casa. Bateu no teto ontem, infelizmente.

Dos 16 finalistas da Copa do Brasil, 15 já são conhecidos. Falta apenas a definição de hoje à noite, quando Fortaleza e América-MG fazem o jogo de volta que encerra a 3ª fase, no Castelão - na ida deu América, no Horto, 1 a 0. Seja como for, os dois potes de oito clubes que constarão no sorteio da próxima terça estão definidos. Lembrando que clubes do pote 1 só podem encarar rivais do pote 2.

Pote 1: Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro e Santos.
Pote 2: Fluminense, Atlético-PR, Vasco, Botafogo, Ponte Preta, Botafogo-PB, Juventude e Fortaleza/América-MG.

Em tempo:
- O fim da carreira de Wendell Lira, último vencedor do Prêmio Puskas, é um símbolo de como o nosso futebol precisa ser mais bem gerido. Ontem, ao final da vitória do Santos sobre o Gama, o goleiro Maringá bradou contra o calendário atual, perverso para os clubes pequenos do país. Ao ser eliminado na Vila Belmiro, o time brasiliense ficará sem jogar de forma oficial até o início do estadual, e seus jogadores terão de fazer bicos para sobreviver nos próximos seis meses.

- Edgardo Bauza parece perto de acerto com a AFA. É bom o São Paulo ir procurando um novo técnico, de cantinho, sem alarde, por vias das dúvidas.

Foto: Fernando Torres/Paysandu.

Comentários

Sancho disse…
O calendário é feito pensando nos clubes grandes e nos empresários. É ridículo!
Blog Teste disse…
Do jeito que é, faria mais sentido fazer do Estadual um torneio especial, e jogar o Estadual (sem clubes das séries A, B, e C) concomitante com o Brasileiro.
Sancho disse…
Assinado: Sancho