O Flamengo era melhor que o Corinthians, mas desmoronou ao sair perdendo

Paraguaio Romero participou dos quatro gols do Corinthians
Quem só viu o primeiro tempo do jogo entre Corinthians e Flamengo não acreditará que o jogo acabou em 4 a 0 para o Timão. Porque a etapa inicial do Rubro-Negro foi muito boa: com domínio do meio, os cariocas jogaram como se fossem mandantes em Itaquera. Roubaram mais bolas, criaram mais chances, chegaram com mais perigo. Só que tudo isso ruiu no segundo tempo. Mais precisamente, quando Ángel Romero fez 1 a 0, quebrando o que era a lógica da partida até então.

Na verdade, não dá nem para dizer que no segundo tempo é que as coisas deram errado, mas nos 35 minutos finais, justamente quando Romero fez o primeiro gol corintiano. Pouco antes de sair atrás do placar, o Fla teve sua melhor chegada na partida, uma linda jogada construída e finalizada por Willian Arão, na qual Cássio fez milagre. Arão era um dos melhores em campo, juntamente com Ederson. Ambos compensavam as partidas decepcionantes de Marcelo Cirino e Guerrero (para variar).

Após tomar o gol, o Flamengo passou a errar em sequência. Não conseguia mais articular como antes, até porque agora o Corinthians ficava atrás por conta de sua estratégia de segurar a pressão, e não por estar pior em campo. O segundo gol, aos 32, abriu de vez a porteira: erro de Jorge no passe a Márcio Araújo, contragolpe puxado por Romero e finalização certeira de Guilherme. Um minuto depois, gol de Rildo, pegando rebote após chute de... Romero. E o paraguaio ainda fez o quarto. Justo ele, tão limitado, mas em tarde tão iluminada.

Corinthians 4 x 0 Flamengo. Um placar absolutamente exagerado diante do que foi o jogo. Não reflete o equilíbrio da partida, mas mostra bem quem errou menos. O Corinthians de Cristóvão pode não ser o de Tite, mas tem sido forte e competitivo. Se as vitórias contra Santa Cruz e América-MG eram relativizadas pela fraqueza dos adversários, esta de hoje foi absolutamente maiúscula, enorme, do tamanho da liderança que é hoje dividida entre o Timão e seu maior rival, o Palmeiras, que amanhã tem a árdua tarefa de visitar o Sport em Recife.

Quanto ao Flamengo, foi o próprio Willian Arão quem explicou bem o que ocorreu nos 15 minutos finais: o time simplesmente perdeu a concentração. E, com isso, o controle não só do jogo, mas de seus próprios nervos. A irregularidade do Rubro-Negro não se dá apenas no campeonato em si, mas dentro das próprias partidas - algo que já se nota desde o início deste ano, e que hoje ficou evidente de uma forma escandalosa. Domingo que vem, em Brasília, a equipe carioca tem a obrigação de se recuperar diante do ascendente Atlético-MG. O time segue no bolo e perto do G-4, mas anular os efeitos de um placar como o de hoje não será nada fácil, ainda mais contra um adversário tão forte como o Galo.

Campeonato Brasileiro 2016 - 13ª rodada
CorinthiansCORINTHIANS (4): Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho e Giovanni Augusto (Rildo); Ángel Romero, Luciano (Guilherme) e Marquinhos Gabriel (Maycon). Técnico: Cristóvão Borges
FlamengoFLAMENGO (0): Alex Muralha; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Alan Patrick; Marcelo Cirino (Thiago Santos), Guerrero e Ederson (Éverton). Técnico: Zé Ricardo
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP); Data: domingo, 03/07/2016, 16h; Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC); Público: 32.960; Renda: R$ 2.025.123,50; Gols: Ángel Romero 13, Guilherme 32, Rildo 34 e Ángel Romero 43 do 2º; Cartão amarelo: Guilherme, Pedro Henrique, Ederson, Márcio Araújo e Guerrero; Nota do jogo: 7; Melhor em campo: Ángel Romero

Foto: Daniel Augusto Jr./Corinthians.

Comentários