Uma Euro de surpresas, mas nem tanto assim

Eder comemora o gol que pôs a Itália nas oitavas da Eurocopa
O desempenho bem razoável de seleções pouco cotadas, como Irlanda do Norte, Polônia, Eslováquia, Hungria e Islândia, dá a impressão de que a Eurocopa 2016 tem sido uma competição afeita a surpresas. No entanto, se é verdade que estas equipes vêm tendo um desempenho até acima do esperado, também convém lembrar que somente as favoritas estão classificadas para as oitavas de final. Depois da anfitriã França, ontem foi a vez de Espanha e Itália, também campeãs mundiais, garantirem suas respectivas vagas para os mata-matas.

Os italianos vêm se mantendo fiéis ao estilo reativo que os consagraram mundialmente, mas não se resumem a isso. Antonio Conte faz um trabalho que dá sequência aos bons anos de Cesare Prandelli, que, se é verdade que não conseguiu levar a Azzurra para a segunda fase da Copa de 2014, também não podemos negar que tenha deixado sementes importantes na formação deste time. Mesmo sem Mario Balotelli, a Itália está classificada por antecipação em um grupo que era tido como o mais parelho da Euro. Venceu a Bélgica com autoridade na estreia e, ontem, foi novamente pragmática e derrotou a quase sempre decepcionante Suécia de Ibrahimovic, 1 a 0, gol no finzinho do brasileiro naturalizado Éder.

A bicampeã Espanha também vem se mantendo fiel ao seu estilo, que é oposto ao dos italianos. Com marcação adiantada e toque de bola paciente e envolvente, passou por cima da Turquia e chegou aos seis pontos em outra chave nada fácil. O 3 a 0, combinado ao ótimo 2 a 2 de Croácia e República Tcheca, garante os espanhóis nas oitavas com autoridade. Diante dos croatas, a disputa será tão somente pela liderança da chave. Um empate bastará.

Hoje, a Bélgica entra em campo precisando de recuperação diante da Irlanda, bem como Portugal diante da Áustria. Belgas, portugueses e austríacos estão entre as decepções da primeira rodada. Já a Hungria, se derrotar a Islândia, garante vaga nas oitavas. A classificação antecipada dos húngaros, sim, seria uma boa surpresa do torneio.

Pragmática e insossa Colômbia na semifinal
A estreia de alto nível contra os Estados Unidos pode ter enganado quem pensava que a Colômbia, nesta Copa América, repetiria o bom futebol da Copa do Mundo de 2014, mas que andou escondido nos últimos dois anos. No entanto, o time de José Pekerman está na semifinal: ficou no zero com o Peru, mas venceu nos pênaltis. Quem sabe diante de México ou Chile, na próxima partida, não recupera a boa forma?

O importante é pontuar
O começo animador na Série B mascarou um pouco o objetivo do Brasil na competição. Ele nunca foi o de subir para a primeira divisão, mas de se manter na segunda. Depois de ser goleado pelo Ceará em Fortaleza na última terça, o Xavante foi a São Luís e trouxe um útil 1 a 1 com o Sampaio Corrêa para Pelotas. É o 9º colocado, com 15 pontos e 50% de aproveitamento após dez rodadas, confortáveis seis pontos à frente do Z-4. Uma campanha de meio de tabela já é algo a ser comemorado.

Gaúchos podem cair uma posição
O sábado será de secação da dupla Gre-Nal a dois clubes paulistas. O Palmeiras, se bater o Santa Cruz em São Paulo, ultrapassará o Internacional e assumirá a ponta provisória do Brasileirão. Já o Santos, se derrotar o Atlético Paranaense em Curitiba, deixará o Grêmio para trás e ficará em 3º até amanhã. O Peixe, aliás, com os retornos dos selecionáveis após o fiasco do Brasil na Copa América, torna-se um rival mais forte para as pretensões gaudérias de título do que o próprio Corinthians, que acaba de perder o técnico Tite e ficará dois meses sem o lesionado Elias. Vem em franca ascensão e ganhou reforços de extrema qualidade para embalar uma campanha de respeito.

Carta na Mesa
Por motivos de força maior, infelizmente o programa de hoje não ocorrerá. Mas sábado que voltaremos com tudo. Agradecemos a compreensão dos amigos!

Comentários