Polêmicas, duas viradas e sete gols: Palmeiras e Grêmio fizeram o melhor jogo do Brasileirão

Giuliano e Dudu, dois destaques do jogaço de ontem
O jogo entre Palmeiras e Grêmio prometia ser o melhor da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi ainda mais que isso: com todos os ingredientes que tornam uma partida de futebol especial, acabou sendo o melhor do campeonato até agora. No Pacaembu, os 19 mil torcedores que encararam a chuva da noite paulistana viram confusões, polêmicas de arbitragem, sete gols e duas viradas. Um jogo intenso, de boa qualidade técnica e muita bola rolando. Um jogo que faltava para o campeonato de fato começar.

A partida já iniciou com um fato inédito no Brasileirão 2016: o Grêmio sofrendo um gol. Uma belíssima enfiada de Dudu para Gabriel Jesus, que sucedeu uma falta de Alecsandro em Walace na origem da jogada. Gol e polêmica logo de cara, portanto. Erro do fraco (e mal escalado, por ser fraco num jogo complicado) Mariélson Alves Silva, só menos gritante que o do gol de empate gremista, do impedido Bressan, no último lance do primeiro tempo. Gol que o Grêmio merecia pelo que jogava, mas cuja execução foi irregular.

No segundo tempo, a história foi diferente, e as porteiras se abriram de vez. Se o time gaúcho mandou nos 45 minutos iniciais, os paulistas foram superiores nos finais. O gol irregular do Grêmio no último lance do primeiro tempo parece ter inflamado o ânimo palmeirense. Em vez de assistir ao time de Roger Machado jogar, e de se encolher, o Palmeiras retomou o protagonismo do jogo a partir da entrada de Roger Guedes no lugar de Alecsandro. Mais móvel que o centroavante, ele ajudou a confundir a então quase imbatível defesa gremista. É outra revelação de um clube que pouco revelou atletas nos últimos 20 anos. Como Gabriel Jesus, ele foi decisivo.

Só que aí houve nova inversão de expectativa: o golaço de Giuliano, em ótima jogada de Edílson, que não traduzia a superioridade do Palmeiras naquele momento do jogo. O Grêmio virava em São Paulo, voltava à liderança e parecia ter jogo à feição, até que novamente tudo mudou, um minuto depois, no gol achado de Roger Guedes: ele tentou cruzar de puxeta, fechou demais o chute, mas acabou encobrindo Bruno Grassi. Já estávamos diante de um espetacular 2 a 2, mas a cara do jogo era verde, porque sobrava atitude ao Palmeiras. O time da casa, então, fez mais dois na sua maior qualidade, o jogo aéreo. Como o 4 a 2 não representava o equilíbrio geral do jogo, Edílson fez um golaço e fechou o placar e a noite espetacular de futebol no Pacaembu. Palmeiras 4 x 3 Grêmio, uma das melhores coisas que se viu no futebol brasileiro em 2016 até agora.

Para quem não havia sofrido nenhum gol, o Grêmio falhou demais lá atrás. Há quem culpe Bruno Grassi pelos gols tomados, há quem culpe Bressan, há quem culpe Geromel. Fica claro que os erros foram coletivos, em todos os gols sofridos. Levar gols do Palmeiras na bola aérea muitos sofreram de 2015 para cá - o escanteio em que Vítor Hugo marca de cabeça é um clássico atual do futebol brasileiro, que ninguém consegue conter. Mas sofrer quatro gols é sempre preocupante, mesmo que o time adversário seja forte nesta jogada, e mesmo que a média da defesa siga muito boa no geral do campeonato.

A campanha gremista, ainda assim, é ótima. Com 10 pontos em cinco jogos, o Grêmio mantém aproveitamento de quem briga por título, mesmo tendo jogado três destas partidas longe de Porto Alegre, e que todas elas tenham sido contra equipes que brigarão na ponta de cima. Se o mais difícil já foi feito, que era largar bem diante desta circunstância complicada, agora vem o segundo bloco do campeonato: o de manter a pontuação alta diante dos rivais menos cotados. Tudo começa neste domingo, contra a Ponte Preta, na Arena, em jogo cuja vitória é mais que obrigatória.

Pelo lado palmeirense, além dos dois meninos da base, destaque especial para Dudu, autor de três assistências. Com Cuca, já se nota uma característica clara desta equipe: o poderio ofensivo, maior que nos tempos de Oswaldo e Marcelo Oliveira. Falta, ainda, o ajuste lá atrás e uma maior regularidade fora de casa. São problemas que o Palmeiras apresenta desde o ano passado, e precisa corrigir logo se quiser mesmo disputar o título nacional. O resultado de ontem contra o então líder do campeonato, ainda assim, anima bastante.

Foto: Palmeíras/Divulgação.

Comentários