Com gols no fim, os empatadíssimos Corinthians e Grêmio assumem a ponta

Luan já tem quatro gols em seis jogos no Brasileirão 2016
Há muitas coincidências nas trajetórias de Corinthians e Grêmio neste começo de Campeonato Brasileiro. Elas não se resumem aos números, embora eles sejam todos iguais: 13 pontos em seis jogos, com quatro vitórias, um empate, uma derrota, 10 gols marcados e quatro sofridos. Hoje, a liderança corintiana se dá pelo improvável critério de menor número de cartões vermelhos. Na prática, o Brasileirão tem dois líderes - ou três, já que o Internacional tem os mesmos 13 pontos, embora com saldo de gols inferior.

A ponta foi obtida por ambos neste fim de semana de um modo igualmente muito parecido. Ontem, o Corinthians saiu perdendo para o Coritiba em plena Arena de Itaquera e levava a derrota de 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo. André empatou o jogo no penúltimo minuto da noite e Uendel virou nos acréscimos, aos 48. Vitória de quem conhece a importância de cada resultado dentro de casa num campeonato de pontos corridos.

Já o Grêmio não chegou a estar perdendo, mas viveu drama bem parecido. O empate em 0 a 0 com a Ponte Preta, por mais paradoxal que pareça, estava sendo pior na vida do time gaúcho que a derrota para o Palmeiras, na última quinta. Porque os 4 a 3 de São Paulo são relativamente normais, fazem parte até das melhores campanhas; mas uma igualdade em casa, contra um time visivelmente mais fraco e de aspirações bem mais modestas, representa pontos perdidos quase que irrecuperáveis. Por isso, o golaço de Luan, aos 49, foi tão comemorado.

As vitórias no apagar das luzes mostram bem o que esperar de Corinthians e Grêmio no campeonato deste ano. Ainda é cedo, só seis de 38 rodadas, mas são certamente os dois times mais preparados para disputar o título da competição. Equipes bem treinadas, com continuidade de trabalho, elencos de boas reposições (embora com carências específicas) e que sabem o quanto é fundamental fazer o dever de casa, tanto quanto jogar sem medo fora. Pensando bem, não espanta que estejam iguais em tudo, mesmo.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários