O 10º domingo que realmente importa

Aos poucos os clubes começam a se organizar para diminuir os campeonatos estaduais. Mas isso ainda não é uma realidade consolidada: desde 2007, quando os torneios locais foram esticados até o começo de maio, esta será a 10ª vez em que os primeiros quatro meses do ano se tornam um enfadonho preâmbulo do que realmente interessa: o domingo em que os campeonatos são enfim decididos, e que a semana do Brasileirão de fato começa.

Em 2016, ao menos, teremos algumas novidades. Estados onde as finais costumam se repetir, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, terão uma terceira força na decisão. Dos oito campeonatos que contam com representantes da Série A, apenas os três da região Sul parecem ter seus campeões encaminhados. A ver:

São Paulo: o favoritismo, claro, é do Santos, após o 1 a 1 da semana passada. Porém, o Audax mostrou diante de São Paulo e Corinthians que é suficientemente surpreendente para repetir o Ituano e conquistar a taça. Quem vencer fica com o troféu, e novo empate leva a disputa para os pênaltis.

Minas Gerais: o único time que não perdeu clássicos em Minas neste ano é o América-MG. O único que não ganhou é o Atlético-MG. Isso já torna a decisão no Mineirão imprevisível. Para o Galo, basta uma vitória. No entanto, tendo Libertadores pela frente na quarta-feira, é difícil não estar com atenções divididas. Eis uma das mais interessantes finais deste domingo.

Rio de Janeiro: invicto há seis meses, o Vasco precisa apenas manter esta escrita para conquistar o bicampeonato diante do Botafogo no Maracanã. O Alvinegro não conseguiu vencer nenhum dos três clássicos contra os cruz-maltinos em 2016, mas ainda assim mantém chances de levar a disputa ao menos para os pênaltis.

Rio Grande do Sul: depois de vencer o Juventude em Caxias do Sul, o Internacional tem tudo ampliar sua hegemonia no Rio Grande e chegar ao hexa. Vale apenas o alerta: qualquer vitória do Papo no Beira-Rio já leva a disputa ao menos para os pênaltis.

Paraná: a goleada na partida de ida deixou o Atlético-PR muito perto de voltar a conquistar o título paranaense depois de sete anos. O Coxa vai precisar da boa fase de Kléber para devolver o placar e conquistar a taça, que não vem desde 2013.

Santa Catarina: após a boa vitória por 1 a 0 em Joinville, a Chapecoense entra com o favoritismo para chegar ao título na Arena Condá.

Pernambuco: uma das decisões mais imprevisíveis. Depois de vencer por 1 a 0 no Arruda, o Santa Cruz precisa apenas de um empate para chegar ao título. Caso o Sport devolva a diferença de gols, a disputa irá para os pênaltis.

Bahia: dono da melhor campanha, o Bahia não tem se saído bem nos Ba-Vis de 2016. Perdeu ambos por 2 a 0. Isso o obriga a devolver a diferença de gols hoje na Fonte Nova para chegar ao bi. Decisão igualmente imprevisível.

Carta na Mesa
Nosso programa voltou ontem! Perdeu? Dá pra ouvir aqui. Boa diversão!

Comentários