A gauchada lidera o Brasileirão. E as perspectivas são bastante animadoras

Aylon comemora: Inter ganhou pela segunda vez na Vila Belmiro
A 4ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016 entrou para a história do futebol gaúcho por um fato inédito: pela primeira vez na história, Grêmio e Internacional estão juntos na liderança da competição. A vantagem tricolor é no saldo: 6 contra 3. Ambos têm os mesmos 10 pontos, com já dois de vantagem para o 3º colocado (Santa Cruz) e três para vários dos considerados favoritos. Somados, marcaram 10 gols e sofreram apenas um, conquistando 20 de 24 pontos possíveis. Impossível imaginar um começo melhor.

A rodada de ontem apenas confirmou o que se tornou tendência após o tropeço do Santa Cruz em Chapecó, sábado à noite. E a Dupla chegou à ponta com autoridade: na Arena, o Grêmio venceu o Coritiba com facilidade, um 2 a 0 absolutamente ao natural. Sem forçar o ritmo, jamais perdeu o controle do jogo, mantendo o time paranaense absolutamente postado em seu campo de defesa. Fazendo cera desde o início, o Coxa sofreu o gol antes do intervalo e, no segundo tempo, mostrou fragilidade técnica maior do que seu time nome por nome sugere, criando poucas chances e abrindo os espaços que faltavam para o Tricolor definir a parada.

Na Vila Belmiro, o Inter foi superior ao Santos o tempo todo. O jogo alternou momentos de equilíbrio com outros de vantagem colorada, mas jamais um predomínio do Peixe. Demonstrando que a touca da Vila foi definitivamente rasgada naquela vitória comandada por Aránguiz em 2014, o Colorado mostrou que Argel Fucks anda mesmo com estrela: dois jogadores colocados por ele (Alex e Aylon) é que construíram a jogada que decidiu o 1 a 0.

As atuações recentes, e especialmente as de ontem de tardezinha, mostram bem o que são os dois times gaúchos atualmente. Ambos pontuaram a mesma coisa, mas em seus estilos opostos, cada um na sua. O Grêmio de Roger, como de costume, foi propositivo e envolvente. Mesmo sem seus três centroavantes de ofício, mostrou poderio ofensivo capaz de suplantar o Coxa sem grandes traumas. Com 16 dos 23 relacionados para a partida vindo das categorias de base, construiu-se nestes últimos 18 meses um elenco forte na Arena, principalmente no que diz respeito ao ataque. São tantas as opções atualmente que o time não sentiu ausências como as de Miller Bolaños e Bobô, por exemplo. Atrás, a chegada do zagueiro Wallace vem somar valor (a má passagem pelo Flamengo engana no que diz respeito à sua qualidade) a uma defesa que ainda não sofreu gols no Brasileiro, mas que mesmo assim precisava de reforços.

16 dos 23 relacionados contra o Coxa vieram da base do Grêmio
Se o Grêmio já havia mostrado força de quem vai fazer um grande campeonato em Belo Horizonte, o Inter segue sendo premiado por sua enorme eficiência. Desta vez, porém, é injusto atribuir ao time de Argel uma atuação fraca, pior do que o resultado: o Colorado fez seu melhor jogo no Brasileiro na Vila Belmiro, e mereceu os três pontos. Não tem um grande grupo, sua escalação não empolga absolutamente ninguém, o futebol não é de encher os olhos, mas a equipe encaixou. E é dificílima de ser batida: o Inter só perdeu um dos 28 jogos que fez em 2016. Ainda não foi derrotado fora do Beira-Rio. Se lutar pelo título nacional nunca foi exatamente o propósito rubro para esta temporada, é certo que o time será osso duro de roer para qualquer adversário ao longo das 34 rodadas que faltam.

Além da liderança, as perspectivas são boas para os dois gaúchos. Como o Grêmio enfrentará o Palmeiras quinta, as chances de o Internacional terminar a próxima rodada na primeira colocação são boas. O Colorado pega o Atlético Paranaense no Beira-Rio, para depois visitar o Vitória e receber o América-MG. Só na reta final do turno é que a tabela começa a de fato complicar. Até lá, Seijas já terá estreado, Valdívia estará cada vez mais perto de voltar e o time poderá estar definitivamente colocado como um dos postulantes ao G-4. Um horizonte otimista, claro, mas possível diante do que se tem visto em campo.

No caso gremista, se perder a ponta é uma possibilidade razoável no meio de semana, vale lembrar que o Tricolor já enfrentou o campeão e o vice de 2015 fora de casa, ou seja: os dois jogos teoricamente mais difíceis deste ano já foram superados. Mais candidato ao título que seu rival, pelo elenco maior e pela continuidade de trabalho de Roger Machado, o Grêmio está já três pontos à frente do Corinthians, quatro do Palmeiras e cinco do Atlético Mineiro, para citar apenas outros três clubes que são confessos candidatos ao título. Num Brasileiro sem bicho-papão, ter um bom time e arrancar bem, à frente da concorrência mais feroz, é uma ótima notícia.

E segue a vanera.

Fotos: Inter/Divulgação e Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
Para alegria da Dilma, Tricolor ganhou dos coxinhas.
Anônimo disse…
Com Benzemaylon em campo, não tem placar em branco, já dizia Dadá Maravilha (risos)