A camisa em nada pesou no sábado do Brasileirão

Felipe Azevedo fez dois na vitória da Ponte sobre o Palmeiras
Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro normalmente entrariam como favoritos diante de Ponte Preta, Santa Cruz e Figueirense. No entanto, nenhum deles venceu: os paulistanos perderam e tanto cariocas quanto mineiros estiveram perto de ser derrotados também. O sábado de Brasileirão foi de surpresas e de muitos gols: 11 em apenas três jogos, quase o mesmo que toda a pobre primeira rodada, que teve dez partidas e só 14 bolas na rede.

Dos 25 gols marcados até aqui no campeonato, impressionantes 16% foram anotados por Grafite. Isso significa que, a cada seis gols marcados no Brasileirão, um é dele. Depois de desossar o Vitória na estreia, o time pernambucano, liderado por ele, arrancou um bom empate de 2 a 2 com o Fluminense, em Volta Redonda. Saiu vencendo, cedeu a virada, mas teve forças de buscar a igualdade novamente.

No Mineirão, a estreia de Paulo Bento foi de reação e sinal de que há muito o que fazer no Cruzeiro. Com poucos reforços à vista e muitos atletas no departamento médico, a Raposa saiu levando 2 a 0 do Figueirense, um dos mais modestos times da Série A deste ano, com dois de Rafael Moura. Porém, mostrou forças e reagiu, empatando a partida. Evitar a segunda derrota em dois jogos já foi de certa forma um alívio, o que dá bem a noção das dificuldades do momento.

Mais cedo, o Palmeiras mostrou toda sua irregularidade. Depois de patrolar o Atlético Paranaense na estreia, voltou a cometer erros demais e foi derrotado pela apenas esforçada Ponte Preta de Kadu e Douglas Grolli por 2 a 1, com direito a expulsão do técnico Cuca. O Brasileiro é obsessão, o grupo está focado e é bom, mas é preciso mais regularidade para brigar para valer pelo título. Por enquanto, o Palmeiras ainda é apenas mais um entre tantos candidatos bem intencionados na competição.

É preciso aproveitar
Na Arena, o Grêmio tem a obrigação de vencer o Flamengo. Só os três pontos tornarão o empate da semana passada, com o Corinthians, um bom resultado. Mas não apenas por isso: vencendo, o time de Roger Machado espanta o mau momento, larga com quatro pontos e vai a Belo Horizonte menos pressionado para encarar o sempre complicado desafio de visitar o Atlético Mineiro. Além do mais, o bom time carioca vive momento de fragilidade, sem Muricy Ramalho, de crise técnica, psicológica e de confiança. Um momento que, pelo bom grupo de jogadores que tem, o Flamengo talvez não vá viver de novo tão cedo este ano. Isso sem falar que é jogo de seis pontos, pois o Rubro-Negro é um potencial concorrente direto na briga lá de cima. Por tudo isso, ganhar hoje é imprescindível.

Segurança à prova
Há sete jogos sem sofrer gols, o Internacional visita o São Paulo em alta. Será um teste enorme para o bom desempenho defensivo do time de Argel Fucks. Semifinalista da Libertadores e em momento de grande confiança, o Tricolor Paulista deve contar com o apoio da torcida e tem o favoritismo. O empate, portanto, de maneira alguma será ruim, por mais que empatar em casa com a Chapecoense já deixe o Colorado no prejuízo logo de cara.

Favoritos conquistam as Copas na Europa
Bayern München, Manchester United, PSG e Juventus em geral tiveram dificuldades, mas bateram Borussia Dortmund, Crystal Palace, Olympique e Milan e conquistaram suas respectivas copas nacionais. Hoje a principal decisão é entre Barcelona e Sevilla, em Madrid, e Porto x Braga, em Oeiras. Pelo Campeonato Argentino, é dia de sabermos quem enfrentará o Lanús na decisão - San Lorenzo e Godoy Cruz são os candidatos.

Carta na Mesa
Nosso programa de ontem já está no ar! Basta clicar e ouvir, ou, se preferir, baixar para escutar quando quiser.

Foto: Fábio Leoni/Ponte Preta.

Comentários