Um sábado decepcionante - e quente

Inter de Andrigo apresentou problemas antigos e ficou no zero
Não foi a melhor tarde de Gauchão, como eu próprio esperava. O calorão de 36ºC de sábado ajudou a travar o Internacional e o jogo. Ao muito bem organizado São José, de China Balbino, sobrou competência para se defender e trazer o empate para o Passo d'Areia. Um empate que não é vantagem, pois obriga o Zequinha a vencer, mas que também não é todo ruim, claro, pois não perder no Beira-Rio é sempre um bom negócio.

O fato é que se o jogo não representou a diferença de investimento e camisa entre os dois times, espelhou muito bem o que tem sido o Campeonato Gaúcho de ambos. O Inter, ao contrário das últimas boas semanas, voltou a ser o time cheio de erros, lentidão e que adora empatar dentro de casa. O Zequinha, não: manteve sua trajetória consistente. Levou mais perigo anteontem que no jogo da 2ª rodada, o da despedida de D'Alessandro e que decidiu também a Recopa Gaúcha.

O fim de semana de estaduais teve times que se esforçaram para serem mais patéticos que o muro que dividiu a Esplanada dos Ministérios. Nenhum deles conseguiu a proeza, claro, mas vários chegaram perto: o São Paulo, por exemplo, foi humilhado pelo Audax de Fernando Diniz, em sua típica irregularidade a la 2015. O 4 a 1 sofrido em Osasco significa mais um ano de jejum para quem não levanta o caneco local desde 2005, e provavelmente fará o Tricolor ser o único grande do estado fora das semifinais. Santos e Corinthians passaram sem sustos por São Bento e Red Bull.

Em Minas, o Cruzeiro, dono da melhor da campanha, provou da face venenosa do formulismo e levou 2 a 0 do América, ficando a um passo da eliminação. O Atlético quase caiu para a URT, mas chegou a um 2 a 2 que lhe dá vantagem para a partida de volta. Os favoritos também sofreram na Copa do Nordeste: Bahia e Sport não sustentaram as vantagens que abriram diante de Santa Cruz e Campinense e verão os rivais menos cotados decidirem o torneio.

Espanha em chamas
A diferença de momento do Barcelona do começo do ano para cá pode ser medida pelo Valencia. Em fevereiro, pela Copa do Rei, o time catalão enfiou 7 a 0. Ontem, perdeu em casa por 2 a 1, resultado que, aliado a novas vitórias de Atlético e Real Madrid, embolou de vez a disputa pelo título. Um campeonato que parecia decidido é o mais eletrizante deste fim de temporada na Europa: 76 para Barça e Atlético, 75 para o Real. Tudo indefinido, a cinco rodadas do fim.

Foto: Ricardo Duarte/Internacional.

Comentários