O que esperar dos mata-matas

Atlético Nacional e Huracán abrem as oitavas nesta terça-feira
A Libertadores recomeça na semana que vem. Tudo o que se viu na primeira fase foi uma enorme e disputadíssimo preâmbulo para o momento que terá início na próxima terça, às 19:30, quando Huracán e Atlético Nacional adentrarão o gramado d'El Palacio, em Parque Patricios, para o começo dos mata-matas. O que esperar destes confrontos, a partir do que vimos na primeira fase? Os horários dos jogos estão de acordo com a hora oficial de Brasília.

Atlético Nacional x Huracán: as duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos, com vitória colombiana por 2 a 0 na primeira rodada, em solo argentino, e empate em 0 a 0 na volta, em Medellín, quando o Nacional já estava classificado e o Huracán lutava para chegar lá. Líderes gerais da primeira fase, os colombianos são os claros favoritos, mas fato de o começo do confronto ser na Argentina pode dar ao Huracán uma vantagem que complique a situação dos campeões da etapa inicial da Libertadores. Vale lembrar que o Huracán, embora com menos time, levou a final da Sul-Americana para os pênaltis diante do Santa Fe, outra equipe da Colômbia, e de força então semelhante a este Atlético Nacional, no último mês de dezembro. Ida: Buenos Aires, 26/04, 19:30. Volta: Medellín, 03/05, 21:45. Rival nas quartas de final: Rosario Central ou Grêmio.

Rosario Central x Grêmio: um dos confrontos mais parelhos, pois tudo é muito parecido na vida dos dois clubes. Em 2015, Central e Grêmio foram duas das melhores surpresas de seus campeonatos nacionais, jogando um futebol propositivo, como duas das equipes mais bem treinadas de Argentina e Brasil. Começaram 2016 instáveis, mas estão crescendo na hora certa, após passarem bem em grupos difíceis na primeira fase. O calendário de ambos está apertado e inclui clássicos por seus torneios locais nas próximas semanas. O fato de a equipe de Rosário estar priorizando o título argentino pode dar uma leve vantagem ao Grêmio, mas não ter Geromel para marcar Marco Rubén semana que vem equilibra tudo. Difícil realizar qualquer prognóstico. Ida: Porto Alegre, 27/04, 21:45. Volta: Rosário, 05/05, 19:15. Rival nas quartas de final: Atlético Nacional ou Huracán.

Atlético Mineiro x Racing: outro jogo de difícil prognóstico. A campanha do Galo na primeira fase é bem melhor, mas não dá para se enganar: o grupo era muito mais tranquilo que o do Racing, que encarou o Boca e a altitude de La Paz. Ambas as equipes têm enorme potencial, mas fazem temporadas de resultados bastante irregulares. Complicado arriscar qualquer aposta. Ida: Avellaneda, 27/04, 19:30. Volta: Belo Horizonte, 04/05, 21:45. Rival nas quartas de final: Toluca ou São Paulo.

Toluca x São Paulo: líder com autoridade de um grupo muito complicado, o Toluca entra com melhores condições, apesar da maior tradição são-paulina. Muito irregular, o time de Edgardo Bauza conta com dois trunfos: a experiência de seu treinador em mata-matas e o fato de já estar acostumado à altitude. Para quem superior os 3,6 mil metros de La Paz na primeira fase, subir 2,5 mil para jogar no México não deverá ser tanto problema assim. Ida: São Paulo, 28/04, 21:45. Volta: Toluca, 04/05, 19:15. Rival nas quartas de final: Atlético Mineiro ou Racing.

Pumas x Deportivo Táchira: duelo menos chamativo das oitavas, é um confronto repetido do grupo menos chamativo da fase inicial desta Libertadores. Nesta, os venezuelanos venceram por 2 a 0 em casa, mas os mexicanos deram o troco, fazendo 4 a 1 na Cidade do México. Líder absoluto da chave, o Pumas é o favorito para seguir adiante. Ida: San Cristóbal, 26/04, 21:45. Volta: Cidade do México, 03/05, 23:45. Rival nas quartas de final: River Plate ou Independiente del Valle.

River Plate x Independiente del Valle: aquele confronto onde se tende a dar um claro favoritismo ao River. Mas vale lembrar que o Independiente surpreendeu o Guaraní na pré-Libertadores e o Colo-Colo na fase de grupos, sustentando vantagens fora de casa na base da resistência heroica. Se abrir vantagem no Equador, na ida, pode tirar do páreo o atual campeão, embora, claro, os argentinos tenham melhor time. Ida: Sanguiloquí, 28/04, 19:30. Volta: Buenos Aires, 04/05, 19:15. Rival nas quartas de final: Pumas ou Deportivo Táchira.

Corinthians x Nacional: vacinado após a eliminação para o Guaraní em casa no ano passado, o Corinthians entra preparado nas oitavas. E é bom mesmo: o Nacional tem time superior ao dos paraguaios de 2015, passou por um grupo difícil e tem enorme tradição na Libertadores. Voltar de Montevidéu sem ter de reverter uma desvantagem complicada é fundamental. Ida: Montevidéu, 27/04, 21:45. Volta: São Paulo, 04/05, 21:45. Rival nas quartas de final: Boca Juniors ou Cerro Porteño.

Boca Juniors x Cerro Porteño: apesar de ter superado o bom time do Santa Fe na primeira fase, o Cerro entra como franco-atirador diante de um Boca que, como sempre, é um dos principais favoritos ao título. Os 100% de aproveitamento em Assunção são um indicativo de que a equipe paraguaia tem possibilidade de sair em vantagem na ida. A questão é conseguir suportar a pressão da Bombonera no segundo jogo. Ida: Assunção, 28/04, 21:45. Volta: Buenos Aires, 05/05, 21:45. Rival nas quartas de final: Corinthians ou Nacional.

Foto: Atlético Nacional/Divulgação.

Comentários