A liga espanhola está reaberta

Oiarzabal vibra: vitória da Real Sociedad embolou o campeonato
A vantagem do Barcelona para Atlético e Real Madrid era tão confortável que, mesmo perdendo seus últimos dois jogos, os catalães seguem à frente no Campeonato Espanhol. No entanto, não estávamos diante de uma superioridade tão avassaladora que fosse capaz lhes deixarem próximos do status de campeão nacional antecipado. Em questão de uma semana, um campeonato que parecia praticamente decidido está novamente indefinido.

Na verdade, o que dava ao Barça a impressão de que a taça estava perto era mais o seu momento que propriamente a pontuação. Quando recebeu o Real Madrid na semana passada, o time de Luis Enrique estava invicto há 39 jogos. Perdeu de virada, passou por dificuldades contra o Atlético de Madrid na Liga dos Campeões e, ontem, era ele, Barcelona, que enfrentava o tabu: há oito anos a equipe não vencia a Real Sociedad jogando no Estadio Anoeta, em San Sebastián. Pois a maldição se manteve firme: um time que não perdia nenhuma partida há seis meses sofreu duas derrotas em apenas uma semana.

O gol de Oiarzabal logo aos quatro minutos, numa cabeçada que encobriu Claudio Bravo, deu ao time basco a vitória por 1 a 0, que embola tudo na Espanha. Estacionado nos 76 pontos, o time de Messi e Neymar (ontem sem o suspenso Suárez) não conseguiu sair do zero. Poucas horas antes, viu seus dois rivais mais próximos vencerem. O Atlético fez 3 a 1 no Espanyol, fora de casa e foi a 73 pontos, enquanto o Real Madrid enfiou 4 a 0 no Eibar e subiu para 72. Faltando seis rodadas para o fim, a briga existe. Não se trata mais de uma possibilidade remota o título, nem mesmo para a equipe de Zinedine Zidane.

Há, porém, uma diferencial em favor do Barça, além da pontuação: seus adversários daqui para frente. Todos os seis clubes que enfrentarão os catalães estão na segunda página da tabela de classificação - os melhores são Betis e La Coruña, 11º e 12º colocados, respectivamente. O Atlético ainda terá de encarar pedreiras como o Athletic Bilbao (fora) e Celta, enquanto o Real Madrid receberá o Villarreal, que está forte na Liga Europa e no G-4 do Espanhol atualmente. A tabela favorece o Barcelona.

No entanto, se o momento pesava para o otimismo em relação aos catalães, ele inegavelmente hoje joga contra. O jogo de quarta, no Vicente Calderón, é mais que decisivo: depois de perder por 2 a 1 para o Barça no Camp Nou, o Atlético pode, vencendo por 1 a 0, repetir 2014, eliminar o time de Luis Enrique da Liga dos Campeões e transformar a instabilidade momentânea numa pequena crise capaz de abalar até mesmo a trajetória há sete dias tida como inabalável rumo ao bicampeonato espanhol. Parecia fácil, mas o fim de temporada europeia tem lá seus desafios para os campeões do mundo, e eles não são tão simples assim.

Decisão será no sintético
Torcedores do Internacional acompanharam ontem a vitória do São José sobre o Novo Hamburgo, 1 a 0. O resultado, mais que definir o adversário colorado caso o time de Argel Fucks chegue à semifinal, já definiu também os mandos das semifinais: se uma das semifinais terá o jogo de volta na Arena do Grêmio, a outra será decidida no peculiar gramado sintético do Passo d'Areia, seja qual for o resultado da partida de hoje, do Inter contra o São Paulo de Rio Grande, no Beira-Rio. A recente boa fase do time rubro será posta à prova num jogo que não permite erros. Lembrando que, na primeira fase, o jogo entre ambos em Porto Alegre acabou empatado 1 a 1, o que hoje levaria a uma possível decisão nos pênaltis.

Milagre no Ecoestádio
O duelo menos atraente das quartas de final do Campeonato Paranaense proporcionou um duelo histórico. O minúsculo PSTC, estreante na primeira divisão estadual, levara 3 a 0 na partida de ida do J. Malucelli, em casa. Devolveu o placar ontem como visitante, levou a decisão para os pênaltis e carimbou sua passagem às semifinais. O Coritiba também já se classificou: 4 a 0 no Toledo, com dois de Kléber Gladiador, artilheiro do campeonato (12 gols). Hoje é a vez de o Paraná confirmar sua vaga após fazer 3 a 0 fora no Foz do Iguaçu e do equilibrado duelo entre Atlético Paranaense e Londrina na Arena da Baixada (na ida, 1 a 1, em Londrina).

Golaço
Resposta da direção gremista frente a comentários preconceituosos veiculados na imprensa em relação à comunidade no entorno da Arena foi absolutamente perfeita.

Foto: Real Sociedad/Divulgação.

Comentários