O fim da semana dos 130 mil

O Grêmio fecha hoje sua semana mais decisiva do semestre. Os jogos na Arena contra LDU e San Lorenzo poderiam receber atenção total do Tricolor, não fosse o fato de haver um Gre-Nal no meio do caminho - um clássico de tamanho interesse que bateu recorde de público do novo estádio. Somando os 37.702 torcedores da partida de quarta passada aos 48.204 de domingo e à estimativa de (pelo menos) 45 mil hoje, a Arena terá recebido nada menos que 131 mil pessoas em sete dias - número acima dos 120 mil previstos pela direção, inclusive.

A goleada sobre a LDU serviu para tranquilizar o ambiente. Mas, ainda assim, não dá para negar que o clima para a partida de hoje é de decisão. O Grêmio não estará eliminado se não ganhar do San Lorenzo, mas poderá se complicar bastante se não o conseguir. Suponhamos que empate: fechará o turno com apenas 4 pontos, tendo de enfrentar os argentinos e a Liga em Quito na sequência. Caso os equatorianos vençam o Toluca amanhã, ficarão à frente do Tricolor, podendo enfrentá-lo na altitude na penúltima rodada. Situação bem complicada, para não dizer dramática.

Por isso, vencer hoje é fundamental. Além de manter um relativo conforto nesta briga tão equilibrada, deixará o poderoso San Lorenzo cinco pontos atrás na disputa. Percebam: o San Lorenzo. Muito se fala que depois do que fez o River Plate no ano passado sempre é possível correr atrás do prejuízo na fase inicial, mas seus rivais de disputa pela vaga eram Juan Aurich e San José. No atual grupo gremista, a briga é só de cachorro grande. Por isso é que não dá para vacilar.

E não será nada fácil. Apesar de não vencer há quatro jogos, o San Lorenzo tem um dos times e elencos mais fortes da América do Sul. O técnico Pablo Guede costuma armar seu conjunto de forma propositiva, e esta é minha maior curiosidade para hoje: em Quito, sua equipe foi dominada pela LDU e raramente ocupou o campo rival, como faz no Campeonato Argentino, mesmo fora de casa. Será que foi pela altitude, apenas? Na Arena, como será? A vitória é importante, mas uma derrota complica demais a vida do Ciclón. Um empate o mantém vivo. Não dá para apostar num time agressivo com tanta certeza assim. A escalação do veloz Blanco para puxar contra-ataque é um sinal de que Guede pode vir mais respeitoso hoje. O esquema mais conservador, em vez do ousado 3-4-3 do jogo contra o Toluca, também indica algo neste sentido.

Além de todos esses ingredientes, há ainda o clima de revanche pela traumática eliminação gremista nas oitavas de 2014. Jogo que bateu o recorde de público da Arena, e que só foi batido pelo Gre-Nal de três dias atrás. Para hoje, talvez só a chuva possa impedir uma nova quebra da marca. Um encerramento fantástico para a semana mais movimentada da curta história da nova casa tricolor.

Noite cheia
Nada menos que seis jogos movimentarão a noite da Libertadores. Antes de Grêmio x San Lorenzo, o Corinthians tem um compromisso complicado no Defensores del Chaco, contra o Cerro Porteño. No mesmo horário do Tricolor, outro jogaço: Palmeiras x Nacional, no Allianz Parque. E amanhã tem mais, com Colo-Colo x Atlético-MG e o ultradecisivo River Plate x São Paulo. Semana de jogos imensos, e complicados, para todos os clubes brasileiros que disputam o principal torneio da América do Sul.

Em tempo:
- Além da Libertadores, o Grêmio começará a decidir seu futuro na Primeira Liga hoje. Aqui em Brasília, a torcida tricolor é para que o Flamengo não perca para o Figueirense. Se der certo, amanhã será dia de secar o Fluminense diante do Criciúma, em Juiz de Fora.

Comentários

Chico disse…
Só a vitória interessa.
Sancho disse…
Enquanto isso, na Primeira Liga, três vagas definidas nas semifinais: Flamengo, Inter, e CAP. A última vaga está entre Fluminense e Grêmio, e será decidida amanhã.

Em caso de empate ou vitória do Criciúma, no Rio, passa o Grêmio - que enfrentaria o Flamengo; em caso de vitória do Fluminense, o time recebe o Inter nas semifinais:

Flamengo (1) x (4) Grêmio/CAP
CAP/Fluminense (2) x (3) Inter