O desafio é não se afobar

Roger fechou treino e não abriu escalação de Miller Bolaños
A melhor coisa que pode acontecer para o Grêmio hoje à noite (e para qualquer time, claro) é sair ganhando cedo. Precisando demais da vitória para não se complicar na Libertadores, o Tricolor enfrentará mais do que a LDU: vai encarar também aquela que tem sido sua principal adversária de uns anos para cá - a ansiedade. A seca de títulos pesa em jogos exatamente como os de hoje à noite.

Assim, a tendência é de uma forte pressão gremista, especialmente nos 20 minutos iniciais de partida, para que o gol saia e o time jogue mais tranquilo. Algo natural a todos os que jogam em casa numa Libertadores. Ainda assim, sair em vantagem no primeiro tempo não deve ser encarado como uma obrigação. Afinal, se a meta não for cumprida e o jogo for em 0 a 0 para o intervalo, a ansiedade dobrará. Marcar gol cedo é remédio contra ansiedade, mas pode piorá-la se dosado de forma errada.

A LDU deverá ser completamente distinta da que bateu o San Lorenzo na semana passada. Seu histórico é esse: um time de alta voltagem em Quito e muito fechado ao nível do mar. Isso pode ser perigoso para o Grêmio em um aspecto: uma possível liberdade ao meia argentino Diego Morales, condutor da equipe e autor dos dois golaços na estreia. Com os volantes projetados na busca do ataque, o Tricolor não pode descuidar do camisa 10 da LDU. A escalação de Edinho, jogador mais postado que o titular e lesionado Walace, pode até ser vantajosa neste sentido.

A expectativa de todos é pela estreia de Miller Bolaños. A dúvida é se ele começa como titular ou entra no decorrer da partida, e no lugar de quem ele jogaria. Versátil (embora prefira jogar avançado), pode dar a Roger Machado diversas opções de escalação. O certo é que sua presença impõe um forte respeito frente à LDU. Seu histórico muito positivo pelo Emelec pesa.

É uma noite que abre a semana decisiva do semestre para o Grêmio. Uma noite tensa, cujo principal desafio é o time não misturar seu momento difícil em termos de conquistas com aquilo que é capaz de render pelo elenco atual. Jogar com a firmeza necessária, mas sem atropelamentos, é a difícil receita que precisará ser obtida para a equipe se recolocar na briga do grupo mais difícil da Libertadores.

Dureza para o Timão
O Corinthians vem vencendo, mas não empolga neste começo de ano. Assim, nada leva a crer que terá qualquer facilidade hoje à noite. Mesmo em Itaquera, o desafio de encarar o Santa Fe é duríssimo. Depois de estrear empatando em casa com o Cerro Porteño, o time colombiano precisa obter ao menos um ponto em São Paulo para não ficar para trás na briga do Grupo 8 - lembrando que ele ainda visitará o Cerro no Paraguai. Derrota complicaria muito a vida dos atuais campeões da Copa Sul-Americana.

Em tempo:
- Decisão em Santa Catarina. Chapecoense e Criciúma se enfrentam na Arena Condá em duelo direto pelo título do primeiro turno do Campeonato Catarinense. Se perder por até um gol, a Chape garante sua vaga na final. Eis o principal destaque dos estaduais hoje à noite.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
Só a vitória interessa!