Missão 1 de Cuca: sobreviver na Libertadores

Derrota em casa obriga o Palmeiras a pontuar hoje no Uruguai
Poucas coisas são mais difíceis na vida de um técnico sul-americano que ir a Montevidéu enfrentar o Nacional com a obrigação de pontuar para sobreviver na Copa Libertadores. Agora, vamos potencializar a dificuldade desta missão: além de inadiável, esta necessidade se dá justamente na estreia deste técnico na competição. Eis a dimensão do que Cuca enfrentará hoje, em seu primeiro jogo como técnico do Palmeiras.

A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no clássico, dá um certo alívio. Mas nada mais do que isso, também. Ele pode escorrer pelo ralo caso um resultado ruim venha hoje, e a situação não é exatamente promissora. No Allianz Parque, o Palmeiras perdeu para este mesmo Nacional jogando com um homem a mais por 50 dos 90 minutos de jogo. Hoje, um empate mantém o time na disputa, mas só a vitória o mantém confortável na briga.

Muita coisa depende também do jogo de Maldonado, entre o River uruguaio e o Rosario Central. Mas suponhamos, por exemplo, um empate em ambos os jogos: o Palmeiras visitará os argentinos na próxima rodada. Neste caso, ficará obrigado a pontuar em Rosario para chegar à última rodada fora de uma situação desesperadora. Isso sem falar que terá de vencer o River em São Paulo - uma tarefa não exatamente árdua, mas que também não é uma barbada, já que o time charrua também está na disputa, pelo menos por enquanto.

Portanto, o que não pode ocorrer hoje é o Palmeiras pontuar menos do que o Rosario Central. Neste caso, uma derrota na Argentina poderia selar a eliminação antecipada. Outro aspecto importante: se ambos perderem para os mandantes uruguaios nesta quinta, Nacional e River é que assumem a ponta do grupo. Ou seja: tudo se embola ainda mais, e a disputa ganhará outro concorrente forte, que é o pequeno time charrua. 

Não há muito para onde correr. É o altíssimo preço de quem perdeu pontos preciosos em casa na semana passada.

Campeão e vice encaminhados
Situação bem mais tranquila na Libertadores vivem os atuais campeão e vice do Brasileirão. O Corinthians precisava muito vencer o Cerro Porteño para manter o controle da situação no Grupo 8. Com uma ótima atuação de Lucca (seu melhor jogador neste início de temporada), fez 2 a 0 em Itaquera, reassumiu a liderança e, agora, pode até perder para o Santa Fe em Bogotá que manterá as chances de vaga bem altas. Mesmo que termine a penúltima rodada em 3º lugar, bastará bater o lanterna e já eliminado Cobresal em São Paulo para se classificar.

Já a briga do Atlético Mineiro nem é mais pela vaga ou pela liderança da chave, e sim pelo primeiro lugar geral. Os 3 a 0 sobre o Colo-Colo tiveram a marca das novas contratações: Cazares abriu o placar cedinho, e Hyuri o fechou na etapa complementar. Só perdendo seus dois confrontos (um deles para o lanterninha Melgar, no Horto) e vendo os chilenos ganharem seus dois jogos é que o Atlético perde a vaga nas oitavas.

Copa binária
Nenhum time da rodada inaugural da Copa do Brasil conseguiu fazer mais de um gol. A rodada foi binária, apenas com zeros e uns. O Flamengo poderia ter quebrado isso: empilhou chances contra o Confiança em Aracaju e... perdeu por 1 a 0. O torneio de 2016 já começou dando suas caras, com uma costumeira zebraça logo de largada.

Foto: César Greco/Agência Palmeiras.

Comentários

Vine disse…
Dá um certo alívio ver os brasileiros patinando na Libertadores. Aquela supremacia de, normalmente, 4 dos 5 clubes daqui na copa tava ficando chata...