Fora de uma, um pouco mais dentro na outra

Vitória do Toluca em Quito ajudou o Grêmio na Libertadores
Ontem surgiram as primeiras projeções matemáticas a respeito do complicado grupo do Grêmio na Libertadores. Antes de LDU x Toluca, o professor Tristão Garcia indicava que o Tricolor teria 52% de chance de classificação se os mexicanos vencessem os equatorianos em Quito, e 54% em caso de empate. No entanto, a vitória do Toluca, resultado que acabou acontecendo (2 a 1), foi o melhor para os gaúchos.

A conta é simples: no caso do empate, o Grêmio teria 54%, é verdade, mas a LDU teria 44% de possibilidades de vaga, e o San Lorenzo 26%. Com a vitória mexicana, as chances gremistas caíram para 52%, mas a da Liga para apenas 32% (os argentinos mantiveram os 26%). Ou seja: a diferença das chances tricolores para a dos equatorianos passou de 10 para 20 pontos percentuais. Quem disparou mesmo foi o Toluca (76% para 90%), que lidera disparado e ainda tem dois jogos por fazer em casa. No atual contexto, porém, a liderança é luxo; o segundo lugar, que é sobrevivência, ficou um pouco mais acessível.

Outra vantagem do resultado de ontem em Quito é a possibilidade grande de o Grêmio receber o Toluca já classificado, na Arena, na última rodada. A situação está longe de ser tranquila, mas o Tricolor ainda depende só de si: vencendo o San Lorenzo, estará praticamente classificado. Perdendo, terá de pontuar mais que os argentinos na penúltima rodada (ambos jogam fora de casa, o Grêmio contra a LDU, o Ciclón contra o Toluca). Caso chegue viva à última rodada, a LDU visitará o San Lorenzo em jogo no qual alguém perderá pontos. Se obtiver um ou dois pontos nos jogos que terá fora, o time gaúcho poderá depender de uma vitória sobre o Toluca em Porto Alegre para se classificar. O problema é melhorar o suficiente para isso, pois o futebol de quarta-feira não autoriza grande otimismo.

No fim das contas, o grupo da morte está encardido apenas para Grêmio, LDU e San Lorenzo. O Toluca navega em águas tranquilas na chave mais forte da Libertadores, e deixa a briga da vaga que resta para os outros três rivais. Ao menos por enquanto - resultados surpreendentes na próxima rodada podem embolar tudo de novo.

Eliminado
A escalação de reservas por parte do Criciúma inviabilizou qualquer chance de o Grêmio se classificar na Primeira Liga. O time misto do Fluminense passeou com facilidade, venceu por 2 a 0, chegou às semifinais e eliminou o Tricolor Gaúcho. Mas colocar a culpa no Tigre é covardia: o time de Roger Machado foi privilegiado por jogar duas das três partidas em casa, e não soube aproveitar isso. Se tivesse escalado titulares na estreia, contra o Avaí, talvez não estivesse agora fora da competição. As semifinais serão Flamengo x Atlético-PR e Fluminense x Internacional, e os jogos serão no dia 23.

Em tempo:
- Excelente resultado conquistado pelo Boca Juniors em La Paz. Foi o terceiro empate seguido, mas desta vez com sabor doce: o 1 a 1 diante do Bolívar, além de ter sido na altitude, foi arrancado nos acréscimos. Com dois jogos por fazer ainda em casa, os xeneizes seguraram os bolivianos na tabela e deram passo importante para sua classificação. Agora é melhorar a pontaria e não vacilar na Bombonera.

- No principal jogo das oitavas da Liga Europa, o Liverpool abriu boa vantagem ao fazer 2 a 0 em casa no Manchester United. Borussia Dortmund (3 a 0 no Tottenham) e Villarreal (2 a 0 no Bayer Leverkusen) também abriram boa frente rumo às quartas.

Comentários