Ainda fora do G-4

Sasha abriu o placar cedo, mas Cidinho empatou para o São Paulo/RG
Foi o maior público do Gauchão, excetuando o Gre-Nal. Com promoção pelo Dia Internacional da Mulher, mais de 6 mil delas estiveram no Beira-Rio ontem à tarde, totalizando quase 23 mil torcedores. Por tudo isso, certamente não mereciam o desfecho frustrante: o empate em 1 a 1 com o São Paulo/RG (4º, 16) mantém o Inter (5º, 16) fora do G-4 do Gauchão, e atrás do próprio clube de Rio Grande na tabela.

O cenário foi repetido em outros jogos deste ano. Por exemplo, na estreia da temporada, contra o Coritiba, jogo no qual o Colorado pressionou bastante em casa e ainda assim não conseguiu vencer. Há que se valorizar, claro, o valor do time rio-grandino, que acumula quatro pontos contra a Dupla Gre-Nal este Gauchão. A boa colocação não é à toa. Mas nunca é demais salientar que, estando fora do G-4, hoje o Inter decidiria sua sorte nas quartas de final, que são em jogo único, fora de casa. E que a equipe venceu menos da metade dos jogos que disputou no campeonato, o que é pouco pelo nível técnico da competição.

Isso sem falar no comparativo com o Grêmio (3º, 19), que é sempre importante por um singelo motivo: quem chegar à frente na pontuação tem a vantagem de decidir em casa. Hoje, em caso de um possível Gre-Nal na final, a segunda partida seria na Arena. E mesmo uma derrota gremista na próxima rodada aliada a uma vitória colorada não mudaria isso. É hora de começar a encostar de vez na ponta de cima, para que as coisas não comecem a complicar.

Uma rodada azul
Só o Grêmio venceu dentre os cinco primeiros do Gauchão. Além do empate entre Inter e São Paulo/RG, Juventude (2º, 20) e São José (1º, 21) ficaram no 0 a 0, no duelo de líderes da rodada. Agora, o time de Roger volta a encostar na briga pela liderança. E a distância do G-5 para o resto diminuiu. O Passo Fundo, que fez 2 a 1 no Aimoré, já tem 13 pontos. E o Brasil, ao bater o Veranópolis por 1 a 0, ingressa na zona de classificação, com 11.

Em tempo:
- No clássico mineiro, empate em 1 a 1 entre América-MG e Atlético-MG. Em Salvador, o Bahia perdeu os 100% no ano após 10 vitórias seguidas: tomou 2 a 0 do rival Vitória, na Fonte Nova. Ambos já estavam classificados.

- O esperado tetracampeonato do Paris Saint-Germain na França veio como um retrato do campeonato: superioridade incontestável. Diante do lanterna Troyes, uma goleada de 9 a 0 fora de casa. Modesto, Ibrahimovic fez só quatro desta vez. A taça vem com oito rodadas de antecedência, após 24 vitórias, 5 empates e só 1 derrota em 30 jogos, com 77 gols a favor e 15 contra. Aproveitamento de 85,6% dos pontos. Falta competitividade ao Campeonato Francês.

- Na Argentina, o reencontro de Alán Ruiz com D'Alessandro terminou como o último jogo entre eles: 4 a 1, e show do ex-gremista, que marcou três vezes na goleada do Colón sobre o River. Alán Ruiz é o artilheiro do campeonato, com 7 gols em 6 jogos - no Grêmio, em 40 partidas, fez apenas 5, embora nunca tenha recebido sequência como titular. Vem gastando a bola.

Foto: Ricardo Duarte/Internacional.

Comentários

Faltam cinco rodadas, e o Inter enfrentaria o próprio Rio Grande nas quartas-de-final (em Rio Grande):
São José-Brasil
Rio Grande-Inter
Juventude-Ypiranga
Grêmio-Passo Fundo
Vicente Fonseca disse…
Vale lembrar que hoje Novo Hamburgo x Lajeadense finalizam a rodada. Neste caso, quem vencer provavelmente ficará em 8º lugar, retirando o Brasil momentaneamente do G-8.
Verdade. Me esqueci do jogo pendente.
De qualquer sorte, o fato de Grêmio ser 3° e o Inter ser 5° chama a atenção. Os times do Zeca, Papo, e Rio Grande prestam, mesmo?
Vicente Fonseca disse…
Para nível de interior, sim, são bons, não fariam feio em divisões nacionais inferiores. Mas ainda acho que a final do estadual vai ser a de sempre...
Chico disse…
Mais uma chinelada de Alán Ruiz contra dodóilessandro.