Erros repetidos, nova derrota e mais desconfianças

Grêmio perdeu a terceira das últimas quatro partidas que disputou
Era previsível que o time misto do Grêmio fosse enfrentar dificuldades em Rio Grande. Ainda assim, a derrota por 3 a 2, além de um sabor muito amargo por ter sido de virada, aumenta a preocupação do torcedor tricolor. Diante de um São Paulo-RS então com os mesmos 12 pontos, o mistão de Roger Machado voltou a repetir erros cometidos pelos titulares em jogos recentes: vulnerabilidade defensiva, especialmente na bola aérea (o goleiro e a dupla de zaga foram titulares hoje), e instabilidade emocional diante da adversidade. Assim, embora não tenham jogado seis titulares, é difícil descolar esta derrota das demais por conta da preservação de atletas.

O São Paulo-RS não faz boa campanha à toa. Bem treinado pelo experiente Hélio Vieira, mostrou na bola parada de Romano e na intensa movimentação de seus homens de meio e frente, especialmente do atacante Júlio Abu, suas principais qualidades. Levou pânico ao Tricolor deste modo desde o primeiro tempo. Ainda assim, o Grêmio fez um primeiro tempo bem razoável. Quando Lincoln, Luan e Everton se aproximavam, sempre saía algo interessante. Henrique Almeida é que foi novamente uma nulidade, perdido e desabastecido, descolado do resto do setor ofensivo.

O jogo truncado ganhou em emoção com o gol de Fred. Principalmente porque o São Paulo-RS reagiu rápido. Claro, na bola parada, em uma falha grosseira de Marcelo Grohe - contra o Brasil, na estreia, ele também falhou bem feio. Mas Luan, após cruzamento de Kaio (outro que mostrou ferramenta), pôs o Grêmio em vantagem de novo no início do segundo tempo. Foi uma ducha fria no time de Rio Grande, o que propiciou 25 minutos de total controle gremista na partida. Aí, faltou ao Tricolor apetite e eficiência para definir a vitória.

Partindo para o tudo ou nada, o time da casa pouco criava. Restava, claro, a bola parada. E, diante de um Grêmio que bate cabeça de forma preocupante neste aspecto em 2016, o empate chegou num gol olímpico de Júlio Abu. Golaço? Sim, pela raridade, mas que só ocorreu por falha coletiva da defesa, que olhou a bola entrar. E em nova pane, agora da dupla de zaga, Alex Goiano entrou livre para virar, aos 32. Ele, que recém havia entrado em campo. E que dois minutos depois cavou a expulsão de Edinho, símbolo de mais um descontrole da equipe da capital diante de uma situação de desvantagem. Participação iluminada.

A derrota de hoje não deveria preocupar tanto, pelo fato de ter sido diante de um dos times mais competentes do interior, fora de casa, e com seis reservas em campo. Mas o fato é que o Grêmio precisava vencer e, de preferência, convencer, pois chegou a Rio Grande ainda sob a desconfiança de uma série de maus resultados e atuações preocupantes, especialmente na defesa. O resultado de hoje não traz grandes consequências em termos de tabela, mas aumenta todos os temores criados nos últimos 15 dias, por mais que tenha sido um jogo de Gauchão, e com vários suplentes em campo. E isso, há uma semana do jogo decisivo com a LDU, é no minimo bem pouco animador.

___________________________________________________
Campeonato Gaúcho 2016 - 1ª fase - 6ª rodada
24/fevereiro/2016
SÃO PAULO-RS 3 x GRÊMIO 2
Local: Aldo Dapuzzo, Rio Grande (RS)
Árbitro: Daniel Bins (RS)
Público: 6.038
Renda: R$ 214.425,00
Gols: Fred 39 e Thiago Corrêa 42 do 1º; Luan 4, Júlio Abu 30 e Alex Goiano 32 do 2º
Cartão amarelo: Guto, Alex Goiano, Luan e Kaio
Expulsão: Edinho 34 do 2º
SÃO PAULO-RS: Deivity (5,5), Raulen (5,5), Fernando Pinto (5,5), Luís Henrique (5) e Romano (6); Thiago Corrêa (6) (Alex Goiano, 31 do 2º - 7) , Henrique (5,5), Guto (5,5) e Athos (5) (Anderson Oliveira, 23 do 2º - 5,5); Júlio Abu (7) (Vítor Faísca, 36 do 2º - sem nota) e Rafael Pilões (5,5). Técnico: Hélio Vieira
GRÊMIO: Marcelo Grohe (3,5), Wesley (4,5), Geromel (5,5), Fred (5,5) e Marcelo Hermes (5); Edinho (3), Kaio (5,5) (Jaílson, 47 do 2º - sem nota) e Lincoln (6); Luan (6), Henrique Almeida (4) (Bobô, 14 do 2º - 5) e Everton (6). Técnico: Roger Machado

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Chico disse…
A defesa do Tricolor virou uma verdadeira tragédia. Trouxeram dois zagueiros que não dá um de verdade. Erazo era muito melhor que esses dois que vieram. Sem falar do do Rodholfo.
Vicente Fonseca disse…
Erazo também começou mal no ano passado, e depois se firmou. Mas concordo que é a carência principal. O Kadu é bem limitado e o Fred não mostrou muito mais. Um cara médio ali (como o Erazo) já resolvia, pois jogar ao lado do Geromel facilita. Eu iria de Bressan enquanto isso (sempre foi cumpridor com alguém bom do lado).
Lourenço disse…
Também acho que Bressan é a opção menos imprevisível. Se isso é bom um péssimo sinal é outra coisa.
Lourenço disse…
*é bom OU um péssimo...