Briga pelo vice, Libertadores e contra o rebaixamento: a última rodada do Brasileirão

No turno, Goiás surpreendeu o São Paulo e fez 3 a 0 no Morumbi
Terminar o Campeonato Brasileiro sem a disputa pelo título aberta infelizmente tem se tornado rotina: a última vez que isso aconteceu foi em 2011. No entanto, a última rodada de 2015 promete ser a mais quente dos últimos anos. Há brigas pelo vice-campeonato, Libertadores e rebaixamento, as quais envolvem nove clubes. Destes, apenas quatro vão se dar bem em suas respectivas disputas.

Dividimos os jogos de acordo com as disputas que estão em jogo. Algumas categorias estão entrelaçadas, no caso de partidas onde cada time tem um objetivo diferente. O texto pode ficar meio maluco, mas a rodada é maluca mesmo. Logo, está valendo.

TUDO PELO VICE
Atlético-MG (2º, 66) x Chapecoense (14º, 47): para se despedir de sua torcida, o Galo marcou o jogo de hoje para o Mineirão, com expectativa de grande público. Diante de uma Chape já sem pretensões no campeonato, a equipe mineira precisa vencer para confirmar o segundo lugar. Caso empate ou perca, torce para que o Grêmio não vença. A equipe de Belo Horizonte terá os desfalques de Leandro Donizete, Dátolo e Douglas Santos. Os catarinenses, em ritmo de férias, vão com time misto.

Joinville (20º, 31) x Grêmio (3º, 65): mesmo sem Marcelo Grohe, Maicon, Erazo e Douglas, o Grêmio é favoritíssimo para o jogo na Arena Joinville. O JEC tem vários jogadores em fim de contrato e vem bastante descaracterizado. Kempes e Marcelinho Paraíba são apenas os principais desfalques. Para ser vice, o time gaúcho precisa ganhar o jogo e torcer para que o Galo vença o seu compromisso.

VALENDO G-4
Internacional (5º, 57) x Cruzeiro (8º, 55): o desafio do Inter não é simples. É verdade que o Cruzeiro vem com Mano Menezes de malinhas prontas para a China e sem vários titulares, dispensados, mas é o vice-líder do returno e vem há 13 jogos invicto. Por sua vez, o time de Argel Fucks é fortíssimo em casa, mas mais uma vez chega desfalcadíssimo (D'Alessandro, Valdívia e Eduardo Sasha são apenas os principais dos problemas) e precisa de uma combinação improvável para ir à Libertadores: ganhar o jogo e torcer para o São Paulo ser derrotado pelo quase rebaixado Goiás. Em caso de empate, o Inter pode perder também a classificação direta às oitavas da Copa do Brasil do ano que vem para Santos ou Sport. Se for derrotado, o próprio Cruzeiro já o ultrapassa - neste caso, os mineiros só conseguem esta classificação se Santos e Sport tropeçarem.

LIBERTADORES PRA MIM, SÉRIE B PRA TI. OU NADA DISSO
Goiás (19º, 38) x São Paulo (4º, 59): o Goiás está quase rebaixado; o São Paulo, quase na Libertadores. Mas o "quase" não garante nada, ainda mais se tratando do Tricolor Paulista, o time mais irregular do Brasil em 2015. No turno, por exemplo, os esmeraldinos foram ao Morumbi e golearam por 3 a 0. Para escapar da queda, a equipe do Cerrado precisa vencer o jogo, torcer por derrota do Avaí e para que Figueirense e Vasco não vençam seus jogos. É quase impossível. Aos paulistas, um empate basta para confirmar a participação no maior torneio do continente em 2016. As equipes vêm sem alguns titulares importantes, como Felipe Menezes, Felipe Macedo, Rodrigo Caio e Luís Fabiano.

PARA ESCAPAR DA SEGUNDONA
Coritiba (15º, 43) x Vasco (18º, 40): o Coxa ainda pode cair, mas o drama é todo dos cariocas. Para ser rebaixado, o time paranaense precisa perder o jogo e ver Avaí e Figueirense vencendo, sendo que o Figueira precisa tirar uma diferença de quatro gols no saldo. Já o Vasco só se salva se ganhar e os dois catarinenses não vencerem. Caso empate, precisa torcer para que o Avaí seja goleado e Figueira e Goiás não ganhem seus jogos. Os dois times vão praticamente completos a campo no Couto Pereira.

Corinthians (1º, 80) x Avaí (16º, 41): o Avaí entra na rodada fora da zona de rebaixamento e pega um adversário sem maiores aspirações no campeonato. Porém, nada disso garante facilidades: o rival de hoje é ninguém menos que o campeão Corinthians, no caldeirão de Itaquera. Para escapar, os catarinenses precisam da vitória. Empate ou derrota os obriga a torcer para que Figueirense e Vasco não vençam seus jogos. Ao Timão, um pontinho garante a maior pontuação de um clube desde que o Brasileirão de pontos corridos tem 20 clubes, e uma vitória assegura o maior aproveitamento de um campeão desde o histórico Cruzeiro de 2003. A Arena Corinthians estará lotada e Tite mandará a campo o que tem de melhor.

Figueirense (17º, 40) x Fluminense (13º, 47): o signo do "entrega-entrega" voltou à última rodada de 2015. A torcida do Fluminense já avisou que poderá secar o próprio time para rebaixar o rival Vasco. Mas o time discorda: no sábado passado, o misão do Flu endureceu a vida do Inter e arrancou um empate no Maracanã com dez homens em campo. Agora, a escalação em Florianópolis deverá ser a mesma. Ao Figueira, uma vitória praticamente assegura a permanência na elite, a menos que o Avaí surpreenda o Corinthians em Itaquera.

RITMO... É RITMO DE FÉRIAS
Santos (7º, 55) x Atlético-PR (9º, 51): em deprê após perder a Copa do Brasil e ficar de fora da Libertadores, o Santos vai sem vários titulares à Vila Belmiro encerrar seu ano. O Atlético-PR vem com mais titulares e em melhor momento, e tem boas chances de terminar a temporada com vitória. Se ganhar o jogo e ver o Inter e Sport tropeçarem, o Peixe garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2016.

Ponte Preta (10º, 51) x Sport (6º, 56): a única motivação de Ponte e Sport é a de finalizarem o ano com suas melhores campanhas na era dos pontos corridos e garantir premiação um pouco maior. A Macaca vem sem alguns titulares, mas o Leão entrará em campo com o que tem de melhor - embora sem Marlone, Rithely e Wendel, todos suspensos. Ganhando, os pernambucanos secam o Inter para garantir vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil de 2016.

Flamengo (12º, 49) x Palmeiras (11º, 50): muitos apostavam que este jogo seria decisão direta por G-4, mas a realidade é bem diferente. O Flamengo encerra um ano melancólico contra um Palmeiras de campanha medíocre no Brasileiro, mas em festa após a conquista da Copa do Brasil. Com vários titulares recebendo férias após o título, os paulistas jogarão no Maracanã bem desfalcados. É o jogo menos interessante da rodada.

Foto: Rubens Chiri/São Paulo.

Comentários

Vine disse…
Épica referência à Sílvio Santos!