Vitória do Sport sobre o Grêmio fecha uma rodada de acirramento da briga pelo G-4

Sport comemora: vitória importante e a dois pontos do G-4
Quem estava à frente perdeu, e quem estava atrás ganhou. Esse foi o resumo da 34ª rodada para quem disputa a última vaga que resta à Libertadores do ano que vem. Santos e São Paulo tropeçaram, enquanto Internacional e Sport venceram. A diferença do quarto para o sétimo colocado é de apenas dois pontos. E nem mesmo a Ponte, derrotada pelo Colorado no sábado, pode se dizer fora da disputa, já que está a quatro pontos do Peixe.

A Ilha do Retiro viu o último jogo da rodada, e o contexto todo era favorável ao Sport, já que os resultados paralelos foram bons. O Grêmio, briga pelo vice à parte, também: o Tricolor entrou em campo sabendo que, no mínimo, sua distância até o 5º colocado se manteria em seis pontos. Mas nem por isso foi um time relaxado: na prática confirmado entre os três primeiros, fez uma boa partida em Recife. Foi reativo à proposta pernambucana, mas nunca o coadjuvante, e em vários momentos parecia mais perto de fazer o gol que sofrê-lo.

A derrota para o São Paulo pesou no ambiente na Ilha, tanto que o público foi baixo. Em vez da pressão sobre o time gaúcho, quem parecia pressionada era a equipe dona da casa, que se via obrigada a propor jogo contra um adversário melhor, e sem confiança para tal. Começou o jogo errando demais e surpreendido pela agressividade do Grêmio. Logo, porém, equilibrou as ações. O melhor momento do time de Falcão veio na segunda metade do primeiro tempo, quando ele colocou seus atletas para marcarem forte a saída de bola do time de Roger. Ainda assim, a melhor chance da etapa inicial foi do time azul, em ótima jogada de Giuliano finalizada com perfeição por Luan, no contrapé do milagroso Danilo Fernandes.

Vendo que a falta de saída de bola era o grande problema que mantinha o Grêmio sob pressão, Roger mexeu bem no intervalo. A entrada de Ramiro, sete meses depois, no lugar de Moisés, deu ao Tricolor mais qualidade na transição, neutralizando a tentativa de marcação-pressão do Leão. Com boas jogadas pelos lados, o que faltou ao Grêmio no segundo tempo foi uma maior participação de Douglas e um maior poder de conclusão. O principal defeito desta equipe no returno, aliás, é justamente chutar pouco a gol.

Em seu momento mais consistente no jogo, o Grêmio sofreu o gol. Foi parecido com o jogo do primeiro turno, na Arena: o Sport encontrou o 1 a 0 num lance isolado, com os zagueiros cometendo sua única falha na partida. Se Tiago falhou feio em Porto Alegre, Marcelo Grohe até saiu como devia, mas não foi o suficiente para impedir o gol de André no inteligentíssimo passe de cabeça de Diego Souza. O Grêmio seguiu em cima, mas agora cedendo espaços, já que precisava do gol com mais veemência. Danilo Fernandes fez novo milagre aos 31, mas a expulsão de Pedro Rocha, no minuto seguinte, tornava a reação quase impossível.

Um belo jogo, dinâmico como o do primeiro turno, e uma vitória importantíssima e muito comemorada pelo Sport. E um resultado que não faz diferença em termos práticos para o time gaúcho, que manteve a diferença confortável de seis pontos sobre a saída do G-4, mas que praticamente inviabiliza a tentativa de ultrapassar o Galo. Desde a 17ª rodada o Grêmio é o 3º colocado, e na maioria das vezes esteve a mais de três pontos do time mineiro e a mais de cinco de quem vem atrás. Poucos campeonatos foram estáveis como o do Tricolor de 2015.

_______________________________________________________
Ficha técnica
8/novembro/2015
SPORT 1 x GRÊMIO 0
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Público: 11.091
Renda: R$ 215.550,00
Gol: André 23 do 2º
Cartão amarelo: André, Samuel Xavier, Walace, Ramiro e Luan
Expulsão: Pedro Rocha 32 do 2º
SPORT: Danilo Fernandes (8), Samuel Xavier (5,5) (Oswaldo, 38 do 2º - sem nota), Matheus Ferraz (6), Ewerton Páscoa (5) e Renê (5,5); Ronaldo (5,5), Rithely (6), Élber (5) (Neto, 31 do 2º - sem nota) e Marlone (4,5) (Régis, 16 do 2º - 6); Diego Souza (6,5) e André (6,5). Técnico: Paulo Roberto Falcão
GRÊMIO: Marcelo Grohe (6,5), Galhardo (6), Geromel (7), Erazo (5,5) e Marcelo Oliveira (5,5); Walace (6), Moisés (5) (Ramiro, intervalo - 5,5), Giuliano (6,5) e Douglas (5) (Fernandinho, 29 do 2º - 5); Luan (6) e Everton (5,5) (Pedro Rocha, 24 do 2º - 3). Técnico: Roger Machado

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife.

Comentários

Anônimo disse…
Juiz caseiro demais. Luan levou falta até quando não tinha a bola e ele nada marcou. Mas agora é se concentrar pra ganhar a próxima, daí acho que garante a vaga de vez.
Vicente Fonseca disse…
O Heber claramente marcou o Luan. Além de não ter dado pelo menos duas faltas claras nele, marcou outras dele que nem foram tão claras assim. Mas não chega a ser novidade: ele sempre foi um árbitro caseiro mesmo.
Vine disse…
Sport entrou pro seleto time que ganhou duas vezes do Grêmio em 2015?
Vicente Fonseca disse…
Não, o jogo do primeiro turno foi 1 a 1. Teve sabor de derrota, mas foi empate.

Só o São Paulo e a Chapecoense ganharam duas vezes do Grêmio neste ano. Fluminense e Inter ainda têm chance de entrar pra esse grupinho aí.