Os desfalques pesam, mas o Inter deveria estar jogando mais para estar no G-4

D'Alessandro jogou pouco e se irritou muito em Chapecó
Parece até injusto cobrar Argel Fucks pelas más atuações do Internacional. Seu rendimento no comando da equipe é bem razoável (29 pontos em 17 jogos), ele assumiu a bronca num momento de crise profunda, tirou o time da segunda metade da tabela e o colocou na briga pelo G-4. Além disso, a equipe vem atuando extremamente desfalcada, especialmente nos últimos jogos. Mas não dá para simplesmente usar essas dificuldades para justificar as más atuações recentes.

Por mais que venha tendo inúmeros problemas e um ano acidentado, o Inter não só poderia como deveria estar jogando muito mais futebol. Os resultados, há tempos, vêm sendo muito melhores que as atuações. A derrota de ontem para a Chapecoense (13º, 46) por 1 a 0 não foi um decréscimo em relação à produção que a equipe tem apresentado: o Colorado não vem jogando bem quase nunca. Seu último bom jogo talvez tenha sido diante do Sport, há quase 50 dias. De resto, alternância de bons e maus resultados, mas jamais de boas e más atuações. O futebol apresentado é invariavelmente pobre.

Ontem, o que chama a atenção é que a equipe teve 12 dias para treinar, e não mostrou qualquer tipo de evolução. O primeiro tempo foi razoável, mas com criação insuficiente para deixar a equipe próxima de abrir vantagem - vencer era o objetivo, não empatar, lembremos. No segundo, nada deu certo, a começar pela expulsão de Juan, e o rendimento, aí sim, conseguiu ser inferior ao de jogos recentes ruins, como diante de Ponte Preta e Goiás. Para piorar, jogadores experientes, como D'Alessandro, se mostraram irritadiços. A falta de organização e de padrão de jogo também eram visíveis, e complicaram a tentativa frustrada de uma reação.

Ao contrário do que disse Argel, a derrota foi sim merecida. Ele citou números da partida para apoiar seus argumentos - e são alguns bons números que sustentam o seu trabalho, de fato. Mas os números devem ser apoio, e nunca a base de qualquer avaliação, ainda mais quando o objetivo principal não conseguiu em momento algum ser cumprido. Qualquer avaliação sobre a qualidade do futebol colorado, apesar da campanha boa no returno, deve levar em conta tanto o fato de a equipe jamais ter entrado no G-4 como o desempenho medíocre dentro de campo.

Mas, voltando aos números, a situação se complicou de vez nesta quinta. Com 53 pontos, o Inter se vê a três do São Paulo, atual 4º colocado. Porém, terá de tirar quatro em três jogos, pois os paulistas têm saldo muito superior. Com Figueirense e Goiás pelo caminho, a tendência é que a equipe do Morumbi chegue a uma pontuação que impeça o Colorado de ir à Libertadores, mesmo que este faça 100% nos jogos que restam. Ainda dá, não se pode desistir, ainda mais se sua equipe conseguir vencer o Gre-Nal deste domingo. Mas quem corre atrás o tempo todo, sem nunca ter entrado no G-4, não costuma mesmo chegar. E quem joga pouco também não.

São Paulo: diante de 18 mil torcedores, o São Paulo (4º, 56), num segundo tempo empolgante, fez 4 a 2 no Atlético-MG (2º, 65). O resultado, apesar de ter dado o título ao rival Corinthians, foi muito comemorado, pois deixou o Tricolor mais perto da Libertadores. O jogo era um até o gol espetacular e antológico de Michel Bastos. Ali, ao empatar pela segunda vez a partida, o São Paulo cresceu no jogo e passou a dominar as ações até conseguir a virada nos minutos finais. Ao Galo, resta assegurar a segunda posição e evitar a aproximação do Grêmio (3º, 62) nas rodadas finais.

Santos: na Vila Belmiro, 8 mil pessoas viram o 0 a 0 entre Santos (5º, 55) e Flamengo (11º, 48). Resultado ruim para o Peixe, que sai do G-4. Boa parte de sua tranquilidade em relação a disputar a Libertadores vinha daí. Agora, por enquanto, estaria fora do torneio de 2016, tendo a obrigação de ganhar a Copa do Brasil para disputá-lo.

Em tempo:
- Na Argentina, o Independiente fez 4 a 1 no Belgrano e carimbou vaga na final da seletiva pré-Libertadores. Enfrentará um mata-mata com ida e volta com o vencedor de Racing x Estudiantes, que jogam hoje à noite, em Avellaneda. A equipe de Córdoba vai agora para a seletiva da Copa Sul-Americana.

Foto: Ricardo Duarte/Internacional.

Comentários

Chico disse…
O argelino fuck conseguiu a façanha de se auto cornetear.

Pra completar a festa, dodóilessandro agride torcedor cúlorado.

O presidente da Chape já sabia...