O Grêmio chutou pouco, mas muito bem, e manteve a briga pelo vice aberta

Luan comemora: golaço de falta mantém Grêmio na luta pelo vice
Roger Machado treinou muito durante a semana para que o Grêmio tivesse objetividade, arrematasse mais a gol. Não adiantou muito: sua equipe, mais uma vez, chutou pouco a gol - apenas quatro vezes, contra 15 do Atlético-MG. Porém, a qualidade do arremate, algo igualmente trabalhado nos últimos sete dias, desta vez fez a diferença. Mesmo que o jogo de hoje tenha sido bem diferente daquele do primeiro turno, seu time mostrou eficiência semelhante aos 2 a 0 do Mineirão. Obteve mais uma vitória sobre o Galo, importantíssima na ainda possível luta pelo vice-campeonato.

O primeiro tempo foi de muita intensidade e pouquíssimo espaço. Grêmio e Atlético-MG fizeram uma etapa inicial parelha, muito corrida, brigada, mas de poucas chances de gol. Nem por isso foi um jogo monótono, já que cada palmo de grama era muito disputado. O Tricolor começou com mais volume, mas encontrava um adversário bem posicionado e sempre perigoso nas saídas em velocidade. A primeira real chance foi o belíssimo arremate de Everton no cantinho, após muito boa combinação com Marcelo Oliveira pelo lado esquerdo.

Sem Giuliano, mas com Pedro Rocha, o Grêmio perdeu em criatividade, mas ganhou em velocidade hoje. Porém, foi num erro de Pedro que teve início o lance do empate, no desnecessário pênalti de Geromel em Dátolo, convertido por Pratto. Roger se irritou com o lance e provavelmente por isso o substituiu no intervalo por Bobô. É verdade que Pedro Rocha não fazia um grande primeiro tempo, mas sua saída piorou o time na volta do intervalo. Com ele, Douglas Santos subia menos, e isso dificultava para o Galo ocupar o campo gremista.

Os habituais problemas do Grêmio em ter Luan, Bobô e Douglas juntos novamente se verificaram. O time perdeu em mobilidade e, para piorar, sofreu com um Atlético-MG muito mais propositivo. A equipe mineira estava perto de virar: teve quatro boas chances nos primeiros 20 minutos, sendo que em uma Bruno Grassi salvou, e na outra Marcelo Oliveira é quem tirou. Aos 23, porém, a qualidade de Luan falou mais alto. Não adiantou seu tocaio do Galo ficar agachado atrás da barreira: o chute rasteiro na cobrança de falta veio pelo lado de fora da barragem humana, e pegou Victor no contrapé. Golaço de rara qualidade, para coroar seu excelente Brasileirão.

O gol foi uma ducha gelada no Atlético-MG, que via o enredo do jogo do turno se repetir. Bruno Grassi salvou em tentativa de Patric, aos 28, mas foi um lance isolado. O Grêmio se segurou bem, sem correr riscos por cerca de 15 minutos. Teve chances para armar um contra-ataque que definisse a parada, mas não conseguiu articular a jogada de forma eficaz. No final, sim, a pressão foi terrível, no abafa, com Bruno Grassi salvando de novo aos 44 e Luan perdendo por precipitação aos 50, no último lance da tarde.

O Grêmio não fez um grande jogo, mas foi premiado por sua eficiência. Não chegou a ser envolvido pelo Galo, mas poderia ter tido um resultado pior se o time de Minas (que costuma mesmo criar várias oportunidades por partida) concluísse um pouco melhor. Desta vez, os gaúchos tiveram a competência de finalizar bem as oportunidades criadas, algo muito cobrado nas últimas rodadas, para conseguir uma vitória importantíssima. O vice ainda é difícil: será preciso vencer o Joinville e torcer para que o Galo não ganhe em casa da Chapecoense. Mas fechar o ano com vitória sobre um grande time, numa tarde agradável, com 40 mil pessoas na Arena, é uma ótima forma de dar adeus a uma temporada que foi bem melhor do que a encomenda.

Em tempo:
- O jogo de hoje foi o 100º da história da Arena. O Grêmio fez 97 destas partidas, obtendo 62 vitórias, 20 empates e apenas 15 derrotas, com um aproveitamento de 70,8%. No Brasileirão 2015, a equipe fechou o ano com 45 pontos em casa, um índice de 79% de rendimento. Na era dos pontos corridos, só em 2009, quando fez 47 pontos e ficou invicto, o Tricolor teve desempenho dentro de casa superior.

________________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2015 - 37ª rodada
29/novembro/2015
GRÊMIO 2 x ATLÉTICO-MG 1
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Cortez (RJ)
Público: 39.662
Renda: R$ 1.494.403,00
Gols: Everton 30 e Pratto (pênalti) 41 do 1º; Luan (GRE) 23 do 2º
Cartão amarelo: Geromel, Douglas, Bruno Grassi, Luan (CAM), Dátolo, Rafael Carioca, Leandro Donizete e Jemerson
GRÊMIO: Marcelo Grohe (5,5) (Bruno Grassi, 30 do 1º - 7), Galhardo (5), Geromel (5,5), Erazo (6) e Marcelo Oliveira (7); Walace (5,5), Ramiro (5,5) e Douglas (5,5) (Edinho, 33 do 2º - sem nota); Pedro Rocha (5) (Bobô, intervalo - 4,5), Luan (7) e Everton (7). Técnico: Roger Machado
ATLÉTICO-MG: Victor (4,5), Patric (6) (Carlos, 43 do 2º - sem nota), Leonardo Silva (6), Jemerson (5,5) e Douglas Santos (6); Rafael Carioca (5,5), Leandro Donizete (6) (Dodô, 34 do 2º - sem nota) e Giovanni Augusto (6,5); Luan (5,5), Pratto (6) e Dátolo (6). Técnico: Diogo Giacomini

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários