O golaço antológico é o símbolo do momento impressionante que Neymar vive no Barça

O instante em que Neymar chapela Jaume Costa: rara maestria
Na última vez em que Messi se lesionou de forma mais séria, o Barcelona sofreu graves consequências. O ano era 2013, e o técnico ainda era o lendário Pep Guardiola. Com o argentino visivelmente descontado, os catalães levaram duas goleadas do Bayern München, nas semifinais da Liga dos Campeões daquele ano.

É por isso que a fase de Neymar é tão impressionante. Colocado (compreensivelmente) à sombra do argentino, o craque brasileiro já fizera misérias na temporada passada, mas quem dele não gostava vivia apontando o dedo, dizendo que sem Messi ele não seria tudo isso. Pois o que se vê neste começo de temporada é Neymar jogando por ele e por pelo menos 50% de Messi (Suárez tem sua parte também). Ele é o dono do Barça atual, a ponto de talvez o próprio argentino voltar não tão absoluto assim em seu protagonismo, quando retornar de contusão.

Nos oito jogos sem Messi, Neymar fez 10 gols. Foram oito vitórias, 100% de aproveitamento. O Barcelona não depende mais do craque argentino porque tem um brasileiro se mostrando tão genial quanto. Messi faz falta, mesmo, é para sua seleção. Que enfrenta o Brasil de Neymar na quinta-feira. O jogo é em Buenos Aires, mas o favoritismo é dividido também por isso. Afinal, já vimos muitos grandes "Neymares", mas este atual parece superar todos os anteriores. O gol espetacular e indescritível de ontem foi o símbolo de tudo isso.

O 3 a 0 sobre o Villarreal (5º, 20) isola o Barcelona na liderança, com 27, três à frente do Real Madrid, que levou 3 a 2 do Sevilla (10º, 15) e perdeu sua invencibilidade no Campeonato Espanhol. O Atlético de Madrid (3º, 23) bateu o Gijón por 1 a 0 e segue na cola dos dois.

Alemanha: com uma difícil vitória de 3 a 2 no clássico contra o Schalke 04 (5º, 20), o Borussia Dortmund (2º, 29) manteve sua distância de cinco pontos para o Bayern München (1º, 34). A equipe bávara sobrou de novo: 4 a 0 no Stuttgart (16º, 10).

Argentina: o Rosario Central (3º, 59) se vingou da derrota na final da Copa Argentina e fez 3 a 1 no Boca Juniors (1º, 64), mas não ficou com o vice porque o San Lorenzo (2º, 61) fez 1 a 0 no Atlético de Rafaela (29º, 23). Os três estão garantidos na Libertadores do ano que vem. A liguilla que definirá a quarta vaga será disputada por Racing, Independiente, Estudiantes e Belgrano - o time de Córdoba visita o desesperado Huracán hoje, às 16h30. Ganhando ou empatando, pega o Independiente; perdendo, enfrenta o Racing.

Holanda: no clássico, o Feyenoord (3º, 26) ficou no 1 a 1 com o Ajax (1º, 29), em Roterdã. O PSV (2º, 27) se aproveitou disso, fez 3 a 1 no Utrecht (9º, 16) e assumiu a vice-liderança.

Uruguai: festa da torcida do Peñarol no Centenario. Com um gol de Aguirregaray aos 33 da etapa final, a equipe carbonera arrancou um empate em 1 a 1 com o rival Nacional e manteve a liderança. Faltando três rodadas para o fim, 26 a 24.

Itália: o destaque da rodada foi a boa vitória da Roma (3º, 26), 2 a 0 no clássico contra a Lazio (9º, 18). Fiorentina e Inter venceram Sampdoria e Torino fora de casa e mantiveram a liderança, com 27.

Inglaterra: equilíbrio muito grande na ponta. O Manchester City não saiu do 0 a 0 com o lanterninha Aston Villa, mas não perdeu a ponta porque o Arsenal ficou no 1 a 1 com o rival Tottenham (5º, 21) e foi aos mesmos 26 pontos. A seguir vêm Leicester (25) e Manchester United (24). Já o Chelsea levou 1 a 0 do Stoke e segue muito mal: é 16º, com apenas 11 pontinhos. Até quando resistirá Mourinho?

Foto: Victor Salgado/FCB.

Comentários

Vine disse…
Tava tão acostumado em ver a Juventus isolada na liderança do italiano que estranhei a Fiorentina na frente...
Vicente Fonseca disse…
A Juventus sem o Tevez e o Pirlo perdeu muita força, o que prometia mesmo equilibrar o campeonato deste ano. Por enquanto, vem se cumprindo. A briga tá muito boa.