O domingo pode encaminhar o campeão brasileiro e deve definir o argentino. Ou bagunçar tudo

Edcarlos e Cássio na incrível virada do Galo em 2014 
A perspectiva de o Atlético-MG virar a situação do Campeonato Brasileiro é remota. Por mais que a torcida do Galo empurre o time dizendo que nele acredita, ao contrário dos mata-matas diante de Newell's, Olimpia, Flamengo e o próprio Corinthians, desta vez a equipe não depende só de si. Se vencer hoje o Timão, a diferença seguirá sendo de cinco pontos, o que é muito quando faltam apenas cinco rodadas para o fim.

Mas não dá para desistir. O mínimo que o Galo precisa é fazer a sua parte. A torcida já fez a dela, esgotando pela internet os ingressos para o jogo de hoje sem que fosse sequer necessário abrir as bilheterias do Independência. Vencendo hoje, o time de Levir Culpi reabre o campeonato, ou seja: se mantém vivo a um fio de esperança. Essa esperança passa por vencer todas as cinco partidas que restam, para que o Corinthians seja obrigado a manter seu aproveitamento de 73% na reta final para ser campeão. Ou seja: é preciso fazer 100% dos pontos e torcer para o Timão cair de desempenho. Muito complicado.

Tão complicado que não há, no país, um clima de decisão de campeonato, e sim, o de um grande jogo que pode, remotamente, reabrir a disputa. Mas em Belo Horizonte, sim, o domingo terá cara de final. Nada mais natural para uma torcida que se acostumou a reversões milagrosas nos últimos dois anos.

Dia de ver o Boca campeão. Ou de uma final espetacular
Na Bombonera, o fim de tarde promete o Boca campeão argentino. A situação é ao mesmo tempo confortável e tensa: cinco pontos à frente do Rosario Central, faltando apenas duas rodadas, a equipe xeneize precisa apenas da vitória sobre o Tigre para levantar a taça. Mas há dois poréns: primeiro, seu adversário de hoje ainda luta por Libertadores. É um time no mínimo razoável, e pode complicar. Segundo: não matando hoje a disputa, o Boca terá de decidir sua sorte em Rosário. E contra o Central. O destino e a tabela marcaram um confronto de ambos na semana que vem, na última rodada, na casa dos canallas. E no meio de semana tem a final da Copa Argentina, entre os dois times, no campo neutro de Córdoba. Sete dias espetaculares.

Em tempo:
- Com uma importantíssima vitória de 2 a 1 sobre o Estudiantes (8º, 48), o Belgrano (6º, 50) supera a equipe de La Plata na tabela e se encaminha para disputar a liguilla que leva à disputa de duas vagas para a Libertadores.

- Empate em 1 a 1 com o Figueirense (15º, 36) no Couto Pereira é péssimo para as pretensões do Coritiba (17º, 34), que tropeça diante de um rival direto em casa. Sorte que o Avaí (16º, 35) ficou no 1 a 1 com o Cruzeiro (10º, 45) e não abriu uma vantagem maior na luta contra o rebaixamento. Em Campinas, a Ponte Preta (7º, 50) se recolocou na disputa pelo G-4 ao ganhar de 1 a 0 do praticamente rebaixado Joinville (19º, 30).

- Na Série B, o Botafogo (1º, 65) fez 1 a 0 no Bahia (4º, 54) e não só praticamente confirma a subida como o título da competição. As outras três vagas é que estão totalmente abertas, com nada menos que oito clubes na disputa: América-MG (57), Vitória (57), Bahia (54), Sampaio Corrêa (53), Santa Cruz (52), Paysandu (52), Náutico (52), Bragantino (51) e, por quê não?, Luverdense (48).

- Foi por pouco, mas não deu para o Ypiranga, que devolveu o 2 a 0 sobre o Ríver no Colosso da Lagoa, mas perdeu a vaga para a final nos pênaltis.

Foto: Atlético-MG/Divulgação.

Comentários