Foi com polêmica, mas o Ceará conseguiu se manter na Série B no Castelão lotado

Ceará escapou do rebaixamento na última rodada da Série B
Tido como um dos favoritos a subir após a conquista da Copa do Nordeste, o Ceará (15º, 45) viveu um pesadelo durante sua campanha na Série B. Passou praticamente o campeonato inteiro na zona de rebaixamento, mas teve na última rodada a oportunidade de ouro de escapar, embora também fosse a última delas: ganhar do concorrente direto, o Macaé (17º, 43), no Castelão. Com 47 mil pessoas, o time visitante não resistiu.

A vitória por 1 a 0 veio com pênalti polêmico em cima de Alex Amado no final do primeiro tempo, e com o drama de duas defesaças do goleiro Everson nos minutos finais de partida. Foi o fim de uma reação impressionante na reta final, a qual começou no Engenhão, contra o Botafogo, com uma excelente vitória por 1 a 0. Ali, o Vozão abriu uma série de seis vitórias nos últimos oito jogos, 19 pontos em 24 disputados. Somente uma arrancada assim livraria a equipe da queda, pois a campanha foi ridícula durante todo o resto do ano.

O que impressiona foi a altivez do Macaé ao aceitar o resultado. Não foi conformismo, mas espírito esportivo: mesmo entendendo que não pênalti, o time do Rio de Janeiro admitiu que a queda se deu pelo desempenho ruim ao longo do ano e ainda parabenizou os cearenses pela manutenção na segunda divisão nacional. Bonito e, infelizmente, raro de se ver.

Santa Cruz é vice
Com muita festa no Arruda, o Santa Cruz (2º, 67) fez 3 a 1 no Vitória (3º, 66) e confirmou o vice-campeonato da Série B, como há exatos dez anos. A equipe de Recife ultrapassou não só os baianos, mas também o América-MG (4º, 65), que empatou com o campeão Botafogo (1º, 72) em 0 a 0 no Engenhão.

Além do Ceará, quem também escapou foi o Oeste (16º, 44), que não saiu de um melancólico 0 a 0 com o Paysandu, em Osasco.

Em tempo:
- Na Inglaterra, duelo direto de líderes acabou empatado, com Leicester (2º, 29) e Manchester United (3º, 28) ficando no 1 a 1. O Manchester City (1º, 29) aproveitou, fez 3 a 1 no Southampton, e assumiu a liderança.

- Domingo de jogaço em Avellaneda: Independiente e Racing abrem a final da seletiva argentina que definirá a última vaga do país para a Libertadores. É logo depois da rodada do Brasileirão, às 19h15.

- O Peñarol (1º, 28) tropeçou: ficou no 1 a 1 com o fraco Plaza Colonia (13º, 16) e deu chance para o Nacional (3º, 24) encostar hoje, caso bata o Rentistas (9º, 18). Estamos na penúltima rodada no Uruguai.

Foto: Ceará/Divulgação.

Comentários