Em pouco tempo, Tevez voltou e foi campeão pelo Boca deixando sua marca na conquista

Carlitos Tevez, um dos nomes do futebol mundial em 2015
Qualquer lista que avalie os melhores jogadores do mundo em 2015 deve obrigatoriamente incluir nela Carlitos Tevez. Líder da Juventus que só não ganhou a Europa porque parou no espetacular Barcelona de Messi, Neymar e Suárez, o argentino decidiu voltar ao seu Boca Juniors do coração, por mais valorizado que estivesse. Em quatro meses, não apenas fez o time xeneize voltar a ser campeão argentino como deixou sua marca numa campanha impecável, daquele que, de fato, tem o elenco mais numeroso e qualificado do país.

Depois da fatídica perda da Libertadores no episódio do gás de pimenta contra o River Plate, o Boca passou por um período difícil. De 21 jogos invicto, o time de Rodolfo Arruabarrena acumulou seis fracassos em sete jogos. Então referência do ataque da equipe, Daniel Osvaldo deixou a Bombonera no meio do ano e foi para o Porto. Com San Lorenzo e Rosario Central voando, nem ter o melhor elenco do país parecia suficiente para a conquista.

Mas tudo mudou com a chegada de Carlitos. Ele mexe com o povo azul e amarelo. Autor de cinco gols em 11 jogos na campanha, sua chegada coincide inevitavelmente com a retomada do Boca: nos 14 jogos disputados pela equipe desde que ele voltou à Bombonera, foram 11 vitórias e três derrotas. Encaixou perfeitamente na mecânica ofensiva da equipe, deixando-a mais móvel, em notável e rápido entrosamento adquirido ao lado de brilhantes coadjuvantes, como Calleri, Lodeiro e Pérez. Líder técnico e anímico, retornou para deixar seu povo feliz - incluindo ele mesmo, que sempre fez questão de se dizer torcedor do hexacampeão da América.

A conquista de ontem, na vitória por 1 a 0 sobre o Tigre, impede o drama de ter de decidir a parada contra o Central, em Rosário. Nesta quarta, os dois times em azul e amarelo decidem a Copa Argentina, em Córdoba, às 22h10, num jogaço imperdível. Pode ser o segundo título de Tevez em um intervalo de três dias, nestes quatro meses desde que regressou à Argentina. Alguma dúvida sobre a predestinação deste homem?

As brigas da última rodada
Campeão, o Boca cumpre tabela na última rodada. O Central, não: com a derrota de 2 a 1 para o Banfield (9º, 47), o time de Rosário perdeu a vice-liderança para o San Lorenzo, que fez 2 a 0 no Temperley. O vice-campeonato vale muito, pois dá vaga direta à Libertadores. O time de Boedo hoje tem 58 pontos, contra 56 dos canallas, e no domingo visita o Atlético de Rafaela. Se o Central ganhar a Copa Argentina na quarta-feira, garante também sua vaga direta.

As outras duas vagas argentinas correm pela liguilla, que reúne mata-matas do 3º contra o 6º e do 4º contra o 5º colocado, os quais podem mudar dependendo de quem ganhar a Copa Argentina. Com 56 pontos, o Racing está garantido - embora ainda sonhe com a vaga direta, contando com tropeço do San Lorenzo. Hoje disputariam o minitorneio o Independiente (5º, 51), que recebe o Vélez, e o Belgrano (6º, 50), que visita o Huracán. Ainda podem chegar o Estudiantes (8º, 48), que recebe o Unión, e o Banfield (9º, 47), que visita o Olimpo. O River (7º, 49), campeão da Libertadores, já está garantido na edição de 2016.

Foto: Boca Juniors/Divulgação.

Comentários