Com direito a goleada no Engenhão, o Santa Cruz fica à beira do acesso e do fim de seu sofrimento

Santa Cruz não tomou conhecimento do Botafogo: 3 a 0
A tarde de hoje, 14 de novembro de 2015, foi a prova definitiva: o Santa Cruz está pronto para voltar à elite do futebol brasileiro. Não apenas por conta da tabela, já que, com 61 pontos, o time pernambucano abriu quatro dos concorrentes mais próximos, a duas rodadas do fim da Série B. Mas principalmente pelo modo como este quase acesso se deu: uma goleada de 3 a 0 sobre o Botafogo (1º, 68), provável campeão da Série B deste ano, em um Engenhão que recebeu 23 mil pessoas preparadas para uma festa, mas que, no fim das contas, vaiaram a equipe carioca.

O Santa vai subir. Só não chega lá por tragédia: sábado que vem enfrentará o Mogi Mirim, já rebaixado, no campo neutro de Itu. Vencendo por qualquer placar, garante o acesso com uma rodada de antecipação. Se tropeçar, ainda assim entrará na última rodada em vantagem, enfrentando, no Arruda, um Vitória provavelmente já desinteressado. Tem que muita coisa dar errado.

Ainda assim, o torcedor tricolor sabe que é preciso ter cuidado. Muita coisa nos últimos dez anos do Santa Cruz deram errado. Há exatamente uma década, a equipe garantia a volta à primeira divisão na fatídica Série B da Batalha dos Aflitos, como vice-campeã. Caiu em 2006 de volta para a B, em 2007 para a C e em 2008 para a então inédita Série D, a quarta divisão nacional. Um time tradicionalíssimo que despencou de uma hora para outra. Penou dois anos no quarto escalão até voltar para o terceiro. Foi subindo degrau por degrau, chegou perto de voltar no ano passado. Agora, parece que nada mais segura.

Uma linda história. E uma (quase) garantia de grandes públicos na primeira divisão em 2016.

Curitiba: o América-MG (2º, 63) não aproveitou o tropeço do Botafogo. Perdeu por 1 a 0 para o Paraná (12º, 46), deixou de encostar na disputa pelo título e não conseguiu a promoção antecipada. Ela virá com um pontinho nos dois próximos jogos. Já o título ficou praticamente impossível.

Salvador: o Vitória (3º, 63) se recuperou da goleada sofrida para o América-MG no meio de semana e obteve um resultado importantíssimo. O 1 a 0 deixa a equipe baiana a um ponto do retorno à elite. Para o Ceará (17º, 41), um péssimo resultado, que joga o Vozão na zona de rebaixamento de novo. E o pior: a equipe cearense visita o forte América-MG na próxima rodada, enquanto seu concorrente direto mais próximo, o Macaé, recebe o rebaixado Boa Esporte. Nova combinação ruim é chance de rebaixamento antecipado para a Série C.

Bragança Paulista: com uma boa vitória por 3 a 0 sobre o Sampaio Corrêa (7º, 57), o Bragantino (5º, 57) se manteve vivo. A vitória do Santa Cruz, porém, dificulta demais a vida de ambos na luta pela promoção.

São Lourenço da Mata: tropeço imperdoável do Náutico (6º, 57). O 1 a 1 em casa com o já eliminado CRB (11º, 51) faz a equipe rubra ficar a quatro pontos do rival Santa, em situação muito complicada para subir.

Varginha: fiasco do Bahia (9º, 55). O Tricolor levou 3 a 0 do rebaixado Boa Esporte (19º, 27) e está matematicamente fora da briga pela Série A.

Goiânia: num jogo maluco, o Macaé (16º, 42) venceu o Atlético-GO (15º, 43) por 4 a 3, saiu do Z-4 e deixou o Dragão a perigo.

As brigas, faltando duas rodadas
Título (1 vaga): Botafogo (68), América-MG (63) e Vitória (63).
Acesso à Série A (3 vagas): América-MG (63), Vitória (63), Santa Cruz (61), Bragantino (57), Náutico (57), Sampaio Corrêa (57) e Paysandu (56).
Queda para a Série C (1 vaga): Paraná (46), Criciúma (46), Oeste (43), Atlético-GO (43), Macaé (42) e Ceará (41).

Em tempo:
- Botafogo-SP campeão da Série D. Segurou um 0 a 0 com o Ríver em Teresina e levou a taça para Ribeirão Preto.

- A Ucrânia ficou perto da Euro ao fazer 2 a 0 na Eslováquia em Lviv. Já a Suécia estava quase lá também, mas sofreu um gol no fim. O 2 a 1 sobre a Dinamarca deixa a decisão totalmente em aberto.

Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo.

Comentários