A lesão de Valdívia e a zica que bateu no ataque do Inter

Autor de 19 gols, Valdívia é o artilheiro do Inter em 2015
O Internacional tem o pior saldo de gols dentre os dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. É o preço pago por ter sofrido muitas goleadas (Atlético-PR, Sport, Grêmio e Avaí fizeram 14 a 0 no Colorado em apenas quatro jogos), mas também de não ter um ataque efetivo. Com a saída de Nilmar, o time perdeu seu principal concluidor; sem Aránguiz, um de seus principais construtores iniciais de ataques. O ataque colorado é apenas o 13º da atual Série A, com meros 35 gols marcados. É pouco para quem quer G-4. E não há qualquer perspectiva de melhora.

Eis uma pequena parte da dimensão da lesão de Valdívia. Uma falta de sorte terrível: caiu de mau jeito no comecinho do amistoso da seleção olímpica, ontem, em Belém, e rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O mesmíssimo caso do gremista Ramiro: pisou em falso no comecinho de um jogo com o Juventude, no Alfredo Jaconi, e perdeu nada menos que sete meses da atual temporada. Valdívia, seguindo o exemplo do colega gremista, voltará só em junho. Perderá o Gauchão, a Libertadores (se o Inter disputá-la), o início do Brasileiro e, com um pouco mais de má sorte, até os Jogos Olímpicos do Rio. A reta final desta temporada também, claro.

Sem Valdívia, Argel perde simplesmente o artilheiro colorado da temporada. Ele, que já perdeu Eduardo Sasha, que passará pela terceira cirurgia no tornozelo em seis meses. E que já está sem Rafael Moura até a pré-temporada. Um ataque que, lembremos, já perdeu Nilmar também. E terá nesta reta final Lisandro López, que não joga no Beira-Rio em 2016, e Vitinho, que depende de uma complicada renovação de empréstimo com o CSKA Moscou. O "fax dos russos", sempre ele. Somados, os dois fizeram 21 gols em 2015. Valdívia, sozinho, marcou 19.

Indo para a Libertadores ou não, o Inter sabe onde focar suas contratações de 2016. Hoje, tem apenas Taiberson e Alisson Farias como homens ofensivos (Alisson nem atacante de fato é) que sabidamente vão começar o ano que vem em condições de atuar. A base já salvou o Colorado em boa parte deste ano, e terá de ser forte novamente no ano que vem.

Em tempo:
- Há simplesmente 13 jogadores pendurados para o Gre-Nal. Do lado gremista, Marcelo Grohe, Erazo, Moisés, Edinho, Douglas e Fernandinho. Do colorado, correm risco Alisson, Léo, Juan, Rodrigo Dourado, Silva, Alisson Farias e Taiberson.

- Com uma boa vitória de 2 a 0 sobre a Bósnia, a Irlanda está confirmada na Euro 2016.

- Por motivos de força maior, o Carta na Mesa não foi ao ar. Voltamos quinta. Amanhã, 18h30, comento Colômbia x Argentina para a Rádio Estação Web, com narração de Leonardo Dias.

Foto: Internacional/Divulgação.

Comentários