Mesmo jogando pouco, Inter é favorecido por rodada que ampliou a briga pelo G-4

Na quarta-feira, só Argel Fucks viu um jogo equilibrado. Com 13 chances criadas contra quatro, 18 chutes a gol contra apenas seis, o Atlético Mineiro foi injustiçado por ter vencido o Internacional apenas por 2 a 1. Ao contrário da derrota para o Palmeiras, pela Copa do Brasil, em nenhum momento o Inter controlou o jogo, acuou o adversário ou mereceu sorte melhor. Achou um gol de cabeça quando era amplamente dominado, e mesmo nos 20 minutos finais, em desvantagem, esteve sempre mais perto de levar o terceiro gol que de empatar.

Mas nem tudo são espinhos. Ao contrário: a rodada foi até bem razoável para o Colorado, já que simplesmente todos os seus rivais mais próximos perderam. E o melhor: ao lado do Santos, que enfrentou o Grêmio na Arena, o Inter era quem tinha o compromisso mais complicado, em Belo Horizonte diante do Galo. São Paulo e Flamengo perderam fora, mas tinham bala para no mínimo empatarem com Fluminense e Figueirense (foram amplamente superados). O Palmeiras, então, foi o pior de todos: ao perder em casa para a Ponte Preta, não só deixou escapar uma chance de ouro de entrar no G-4 como viu a Macaca encostar. Com tudo isso, a distância para a 4ª colocação segue sendo de apenas dois pontinhos.

Mas há um lado ruim da 30ª rodada também: a briga ficou ainda maior. Por que poderíamos descartar que Ponte e Sport estão menos na disputa que o Inter, já que ambos vêm logo atrás? A Macaca tem os mesmos 44 pontos que o Colorado, só perdendo no número de vitórias; o time pernambucano tem 43. Do Sport até o Santos, há sete equipes separadas por apenas três pontos. E todos têm chances reais de vaga, já que o Peixe, o São Paulo e o Palmeiras, que são os três primeiros nesta disputa, jogarão a Copa do Brasil. Tal fato pode fazer os três caírem de rendimento, ou então abrir a chance de o 5º colocado chegar ao torneio continental.

O perde-ganha é tanto que, mesmo com tanta gente brigando, talvez a projeção de Argel de seis vitórias neste oito últimos jogos nem precise ser confirmada. Porém, ao menos cinco serão necessárias. E aí, mesmo que a reta final não reserve tantos desafios complexos (dos dez primeiros, só Grêmio, Flamengo e Ponte Preta estão na tabela colorada), será preciso jogar mais do que o Inter jogou no Horto.

Comentários