O grupo do Brasil é idêntico ao grupo da morte na Copa de 1994, mas com chance de marmelada



Quem viveu a Copa do Mundo de 1994 com a intensidade que ela mereceu certamente se lembra de um grupo especialmente equilibrado: o de Itália, Irlanda, Noruega e México. Trata-se da única chave da história das Copas em que todas as seleções acabaram com a mesma pontuação - no caso, 4 pontos. A relação com o atual grupo brasileiro na Copa América é imediata: assim como naquela oportunidade, todas as quatro seleções (Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela) chegam à última rodada com 3 pontos. O que quase ninguém se deu conta é de que até o número de gols de cada equipe é igual à chave italiana da Copa de 94.

É isso mesmo: Brasil, Peru, Venezuela e Colômbia chegam para a última rodada com os mesmíssimos números que Itália, Irlanda, Noruega e México chegaram para a derradeira rodada do Grupo E do Mundial dos Estados Unidos. Duvida?

Grupo E da Copa do Mundo de 1994
Itália 0 x 1 Irlanda
Noruega 1 x 0 México
Itália 1 x 0 Noruega
México 2 x 1 Irlanda

Grupo C da Copa América 2015
Colômbia 0 x 1 Venezuela
Brasil 2 x 1 Peru
Brasil 0 x 1 Colômbia
Peru 1 x 0 Venezuela

São três jogos acabados em 1 a 0 e um em 2 a 1. Todos os times, em ambas as situações, chegam à última rodada com 3 pontos, saldo zero. Os dois primeiros são os que marcaram e sofreram dois gols, ou seja: quem jogou a partida que acabou em 2 a 1 - em 1994, eram México e Irlanda, em 2015, Brasil e Peru. Os vencedores destes jogos são os líderes ao fim da 2ª rodada, pelo critério de desempate do confronto direto. Quem não jogou a partida que acabou em 2 a 1 divide a terceira posição. Neste caso, é também o confronto direto que define quem está à frente, já que os dois times também acabaram empatados em pontos, saldo e gols marcados. Assim, Itália e Venezuela levam vantagem sobre Noruega e Colômbia, as duas lanternas.

Na última rodada de 1994, Itália e México ficaram no 1 a 1, enquanto Irlanda e Noruega empataram em 0 a 0. Os mexicanos acabaram na ponta por terem 4 pontos, saldo zero e 3 gols feitos; os irlandeses em segundo, com 4 pontos, saldo zero e 2 gols feitos, números idênticos aos dos italianos, mas com a vantagem do confronto direto. A Noruega, com apenas um gol feito, acabou na última posição. Naquela oportunidade, como agora, o terceiro colocado tinha chance de classificação aos mata-matas (a Itália foi vice-campeã do mundo, disso todos lembram).

Para 2015, porém, há uma diferença brutal: Brasil e Venezuela jogarão após Colômbia x Peru e, portanto, sabendo do que precisam para se classificar. Podem escolher adversário nas quartas e até combinarem um empate amigo, caso haja um vencedor no primeiro jogo. Em algumas coisas, esta Copa América se assemelha à Copa de 1994. Em outras, infelizmente, à de 1978, com regulamento que favorece marmeladas.

Comentários

Anônimo disse…
78 e 82, quando Alemanha x Áustria ficaram num 1x0 amigo e eliminaram a Argélia (só pelo registro).

Vicente Fonseca disse…
Com certeza. Esse é o caso mais clássico de marmelada em Copas. Incrível que depois daquele Argentina x Peru a FIFA não tenha tomado o cuidado de mudar o regulamento na Copa seguinte.