Futebol de feriado



Longe dos tempos de abundância financeira, o Fluminense traça em 2015 um caminho bem mais humilde. Ainda assim, a equipe começou bem o Campeonato Brasileiro. Sem um futebol que encha os olhos ou empolgue, ao menos vem conseguindo bons resultados à base de muita eficiência, tanto na marcação quanto na hora de finalizar. Depois de ganhar do Flamengo, a vítima da tarde de feriado foi o Coritiba, que vê sua crise só aumentar rodada após rodada.

Notório complicador do Flu quando atua no Rio, o Coxa prometia atacar hoje. Mas a ideia ficou no discurso pré-jogo de Marquinhos Santos, e jamais entrou em campo. Escalado num 4-1-4-1, o time paranaense buscava brecar os avanços dos laterais e meias cariocas com duas linhas de quatro marcadores. E a estratégia vinha funcionando bem até Hélder errar passe e dar justamente para Fred, que serviu Vinícius para fazer 1 a 0. Foi a única chance de gol de toda a primeira etapa, prova de que a estratégia do Coritiba era, ao menos defensivamente, bem sucedida. Um erro individual complicou tudo - o desânimo nas entrevistas após o primeiro tempo era visível em alguns atletas alviverdes.

Para o segundo tempo, era preciso mudar, propor mais o jogo. Aí, ficou escancarada a falta de qualidade da equipe do meio pra frente. A situação mudou um pouco com a entrada de Rafhael Lucas, que passou a dar mais mobilidade ao toque de bola do Coxa. Porém, quando ele conseguiu criar, o bandeira anulou erradamente um ataque em que Hélder entrava livre. Quando a fase é ruim, até isso acontece.

O Fluminense não fez um grande jogo, longe disso. Conteve o Coritiba sem grandes transtornos pela falta de qualidade do adversário, mas chegou poucas vezes com perigo. Vinícius, o melhor, foi apenas bem. Gérson, Wagner e Fred foram só razoáveis. O segundo gol, de Marcos Júnior, é quase um exagero no placar. Na verdade, os cariocas tiveram mais chances de marcar que o Coxa, mas criaram pouco, nada que justificasse um 2 a 0. O jogo, na verdade, foi bem fraco. Em vez de um feriado de futebol, o que se viu no Maracanã foi um futebol que fez feriado.

Antes de qualquer empolgação precipitada, é preciso lembrar que o Fluminense jogou quatro de seus cinco primeiros jogos no Maracanã. É quase obrigatório arrancar bem com uma tabela assim. Mas Enderson Moreira começa bem, e as atuações, se não são de encher os olhos, vêm ao menos com resultados consistentes. Já o Coritiba precisa de mudanças o quanto antes. Elas não passam por treinador, mas por reformulação de elenco. Com estes atletas, nem Marquinhos Santos, nem ninguém, conseguirá nada além de evitar o pior. Por enquanto, o desempenho é insuficiente até para este objetivo mínimo.

______________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2015 - 5ª rodada
4/junho/2015
FLUMINENSE 2 x CORITIBA 0
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Cleisson Pereira (MG)
Público: 28.041
Renda: R$ 695.970,00
Gols: Vinícius 30 do 1º; Marcos Júnior 42 do 2º
Cartão amarelo: Edson, Hélder, Thiago Galhardo, João Paulo e Luccas Claro
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (6), Renato (6), Gum (6), Antônio Carlos (6) e Breno Lopes (7); Edson (6), Jean (6), Gérson (6) (Marcos Júnior, 38 do 2º - 7), Vinícius (7) (Magno Alves, 25 do 2º - 6) e Wagner (6) (Pierre, 31 do 2º - 5); Fred (6). Técnico: Enderson Moreira
CORITIBA: Bruno (7), Norberto (5), Luccas Claro (5), Leandro Almeida (5) e Henrique (5) (Ivan, 26 do 2º - 5); Hélder (3) (Cáceres, 18 do 2º - 5), Ruy (4), João Paulo (5), Paulinho (4) e Thiago Galhardo (5) (Rafhael Lucas, 14 do 2º - 6); Wellington Paulista (4). Técnico: Marquinhos Santos

Comentários