Três dentro, três fora. E 174 em suspense



Em 180 minutos de confronto, o Santa Fe esteve com a vantagem por apenas três. E o Inter também: os demais 174 foram de igualdade total no placar. Dado que reflete o equilíbrio da disputa, mas não sua emoção, especialmente em relação ao jogo de hoje. Colorados e cardenales fizeram um confronto extremamente disputado, bem jogado, com alternância de domínios. Ganhou quem, pelas circunstâncias do jogo, chegou melhor nos minutos finais - circunstâncias criadas pelo Inter, cheias de méritos, portanto.

O gol de Juan logo aos dois minutos obviamente deixou o Beira-Rio incandescente, como se o fogo da torcida pudesse sobreviver à água que caía do céu. Era esperado que o Inter pressionasse, e começar fazendo 1 a 0 de cara, claro, era ótimo. Mas a esperada pressão não aconteceu: tirando uma boa tabela de Nilmar com Lisandro López, aos dez minutos, o Colorado não levou mais perigo. A primeira etapa foi do Santa Fe: o Inter recuou, deixou os colombianos gostarem do jogo e atuarem com personalidade, tocando a bola no campo ofensivo. Faltava apenas mais objetividade para chegar ao gol de Alisson de forma efetiva.

Isso se explica por uma mexida de Aguirre antes do jogo. O uruguaio decidiu escalar Nilmar e Lisandro juntos, e não deu certo. D'Alessandro e Eduardo Sasha (e logo após Valdívia) jogaram abertos, batendo de frente com os volantes Roa e Seijas. Morelo voltava muito e se juntava a Omar Pérez na armação, deixando a equipe de Gustavo Costas quase sempre em superioridade numérica no setor. A atuação apagada de Aránguiz não colaborou em nada para mudar este panorama. E os dois atacantes enfiados sofriam de desabastecimento.

No segundo tempo, o que mudou foi a postura do Internacional. A tão esperada pressão de início de jogo só viria, mesmo, após o intervalo. Jogando de forma extremamente adiantada, o Inter passou a roubar uma bola atrás da outra no campo ofensivo e encurralou o Santa Fe à base de cruzamentos para a área. A expulsão de Mosquera, aos 21, prometia facilitar as coisas, mas não: sem Aguirre (igualmente expulso) à beira do campo, o Inter parece ter perdido o norte por alguns minutos. A equipe só voltaria a se achar em campo com a volta do 4-2-3-1, com Alex em campo e, principalmente, após a outra expulsão, de Anchico. Era praticamente impossível para o Santa Fe resistir. O gol saiu em mais um escanteio, como o de Mosquera em Bogotá e o de Juan no comecinho. Rafael Moura, predestinado, é quem marcou, em nova batida de D'Alessandro.


O Inter conquistou a vaga na marra, na insistência, na determinação. Também teve suas baixas ao longo do jogo, como Sasha e Nilmar, mas as superou e chegou à classificação de forma dramática. Gustavo Costas, a exemplo de Aguirre, também cometeu seus erros: tirar Omar Pérez aos 35 minutos do segundo tempo foi um grande erro. Por mais cansado que ele estivesse, e por mais que seu time precisasse de mais segurança defensiva, o argentino é o craque do time, e certamente bateria um dos pênaltis da decisão se o jogo terminasse 1 a 0. Quando o Inter fez o segundo, não havia ninguém para sequer esboçar uma articulação.

É cedo ainda, mas o Inter já havia dado pinta de campeão contra o Atlético-MG, e voltou a dar agora. Se pinta de campeão sugere um favoritismo indigesto de se levar adiante, o Colorado mostrou, então, para usar outro termo, mais uma vez, estar pronto para o título. Mas o funil aperta: o Galo foi difícil, o Santa Fe duríssimo, e Tigres ou Cruzeiro serão ainda mais complicados. O décimo passo foi dado, mas os últimos quatro prometem ser ainda mais duros.

Em tempo:
- Melhor partida de Juan em três anos de Inter. Além do gol, foi perfeito em diversos lances complicados, diante de atacantes rápidos e habilidosos. Lembrou o zagueiro da seleção em seus bons tempos.

________________________________________________
Ficha técnica
Copa Libertadores da América 2015 - Quartas de final - Jogo de volta
27/maio/2015
INTERNACIONAL 2 x SANTA FE 0
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Público: 44.665
Renda: R$ 2.072.175,00
Gols: Juan 2 do 1º; Rafael Moura 42 do 2º
Cartão amarelo: Géferson, Lisandro López, Aránguiz, Páez e Omar Pérez
Expulsão: Mosquera 21 e Anchico 36 do 2º
INTERNACIONAL: Alisson (5), William (6), Ernando (7), Juan (9) e Géferson (6) (Rafael Moura, 38 do 2º - 8); Rodrigo Dourado (8), Aránguiz (5), D'Alessandro (8) e Eduardo Sasha (7) (Valdívia, 14 do 1º - 7); Nilmar (6) (Alex, 25 do 2º - 6) e Lisandro López (6). Técnico: Diego Aguirre
SANTA FE: Castellanos (8), Anchico (5), Mina (6), Meza (6) e Mosquera (4); Torres (7), Roa (6), Seijas (6) e Omar Pérez (6) (Perlaza, 35 do 2º - sem nota); Morelo (6) (Otálvaro, 38 do 2º - sem nota) e Páez (4) (Rivera, intervalo - 5). Técnico: Gustavo Costas

Comentários