Tranquilidade do outro lado do Riachuelo



Cinco quilômetros separam a Bombonera do Cilindro, estádio do Racing. Duas horas e meia separaram o jogo entre Racing e Wanderers do superclasico não concluído. É incrível pensar que a polícia argentina teve capacidade de realizar a complexa operação de garantir a realização de dois jogos grandes quase que simultaneamente numa mesma região da região metropolitana de Buenos Aires, mas não conseguiu (ou foi negligente ao) realizar a segurança do túnel de acesso aos jogadores do River Plate, algo básico, prosaico, evidente.

Seja como for, dentro de campo, o Racing sobrou em 88 dos 93 minutos de jogo com o Wanderers. Mesmo com a vantagem do 1 a 1 obtido no Uruguai, partiu para cima desde o início e fez 2 a 0 já no primeiro tempo, quase que matando o confronto. Bou, artilheiro da Libertadores, estava particularmente inspirado, bem como Camacho. Na etapa final, a equipe argentina não correu qualquer risco, até os charruas descontarem aos 44, numa cobrança de falta. Aí, bateu o pavor nos últimos cinco minutos (um empate servia ao time de Montevidéu), mas a vaga ao final veio.

O Racing reprisará com o Guaraní um confronto ocorrido na primeira fase. E os argentinos, apesar do ótimo momento paraguaio, são os favoritos. Além de já estarem vacinados com Santander e companhia, têm melhor time e foram superiores no somatório dos jogos da primeira fase (4 a 1 em Avellaneda, 0 a 2 no Paraguai).

No outro jogo da noite de quinta, o Emelec seguiu mostrando que tem seu melhor time dos últimos 20 anos. Depois de bater o Atlético Nacional por 2 a 0 em Guayaquil, segurou a pressão em Medellín, perdeu só de 1 a 0 e fará as quartas de final diante do mexicano Tigres, com segundo jogo fora de casa. Daí sai o adversário de Internacional ou Santa Fe, caso os gaúchos e o Cruzeiro não cheguem juntos à semifinal.

Os mapas dos mata-matas
Existem duas possibilidades de chaveamento até a decisão: um caso Inter e Cruzeiro avancem até às semifinais, outro em que um deles ou ambos caiam fora desta etapa. As quartas estão praticamente definidas, faltando ainda a definição entre Boca Juniors e River Plate. Nos casos abaixo, sempre o time que estiver à esquerda do confronto é o que decide em casa:

Mapa 1 das quartas
- Cruzeiro x River, Racing x Guaraní; Tigres x Emelec, Inter x Santa Fe

Mapa 2 das quartas
- Boca x Cruzeiro, Racing x Guaraní; Tigres x Emelec, Inter x Santa Fe

Semifinais
Se Cruzeiro e Inter passarem, o vencedor de Racing x Guaraní pega obrigatoriamente o de Tigres x Emelec nas semifinais. Caso contrário, o chaveamento permanece o mesmo - mesmo que o Guaraní elimine o Racing e frustre um confronto argentino antes da decisão.

Em tempo:
- Mando do jogos de ida e volta da Copa do Brasil estão definidos. Quase todos os confrontos também. São eles: Vitória ou ASA x Palmeiras; Botafogo x Figueirense; Santos x Sport; Náutico x Flamengo; Goiás x Ituano; Ponte Preta x Coritiba; Atlético-GO ou América-RN x Vasco ou Cuiabá; Tupi x Ceará ou América-MG; Criciúma x Grêmio; ABC ou Paysandu x Bahia ou Luverdense.

Comentários