Quem joga e quem passa

Em tempos de treinos fechados e absoluto mistério antes de cada jogo decisivo, qualquer fisgada ou declaração serve de pista. Ou de despiste. Detalhes assim podem mesmo decidir jogos equilibrados. Se ao meio-dia de ontem Diego Aguirre não disse se jogará com Jorge Henrique ou Valdívia, à noite Marcos Rocha deixou o treino de reconhecimento do Atlético-MG no Beira-Rio mancando. Quem joga?

Não se trata de afirmar que o lateral do Galo está dando migué, embora não se possa descartar esta possibilidade. Afinal, a escalação de Jorge Henrique, como o próprio Aguirre disse, tem um único propósito: ajudar a marcar o lado direito do ataque do Atlético-MG, que tem em Marcos Rocha e Luan suas principais alternativas. Sem o titular da lateral, deverá jogar Patric, jogador cujo forte também é o apoio, mas sem a mesma qualidade. Não seria o caso, então, de escalar Valdívia desde o início?

Todas são peças do jogaço de hoje à noite, que terá muito de estratégia, mas muito também de emoção e coração. Guilherme simboliza este segundo aspecto: mesmo sem o ideal de condicionamento físico, quer jogar. E será que Levir Culpi não o escala? Seu meia foi decisivo em várias das heroicas reversões do Galo nos últimos dois anos. Alternativas, porém, não faltam: Dátolo, Maicosuel... Se for para apostar, acredito que o argentino começa o jogo, e Guilherme entra no segundo tempo, quando costuma e quando precisa ser mais decisivo.

É o confronto de dois grandes grupos de jogadores. Um estará em casa, vem em fase um pouco superior e tem uma vantagem que precisa ser considerada. Outro, mesmo longe de seu alçapão, tem um histórico recente extremamente respeitável em termos de reversões e conta com um time mais experiente, sem tantos meninos. Este é um aspecto que pode pesar, e pouca gente tem considerado.

É noite de jogaço. Aliás, é um dia inteiro só de jogaços. Que quarta-feira!

Treino aberto
O Corinthians, ao contrário do Inter e da imensa maioria dos times brasileiros, abriu seu último treino antes de pegar o Guaraní. Medida acertada: Tite teve a semana inteira para trabalhar reservadamente com o elenco. Na hora do rachão, melhor sentir o calor da Fiel. Nunca Itaquera precisará jogar tão junto do Timão: para reverter os 2 a 0 aplicados pelos paraguaios em Assunção, será preciso muito futebol e uma boa dose de pressão.

Em Belo Horizonte, Cruzeiro e São Paulo fazem um duelo longe de estar definido, como os outros dois. A Raposa tem mais time em potencial, mas o Tricolor tem a vantagem do 1 a 0 no Morumbi e vive um momento um pouco melhor. Não será surpresa se passar.

Em tempo:
- Grêmio vai a Maceió sem Mamute e Braian Rodríguez. Talvez seja a hora de testar Luan no comando do ataque, algo que pode dar muito certo. Foi dentro da área que ele viveu seus melhores momentos no Grêmio. O jogo de hoje não é para classificação direta: o CRB está em fase ascendente, ganhou seu estadual e estreou na Série B com vitória consistente diante do Bragantino. Mas o Tricolor, claro, é o favorito do confronto.

- Em Madrid, o favoritismo do jogo é do Real Madrid, mas o da vaga é indefinido. A vantagem de 2 a 1 da Juventus não é grande, mas equilibra as chances. A equipe da casa é superior em termos técnicos, mas os italianos vivem fase melhor, estão prontos para recuperar a grandeza esquecida e, bem, são italianos. Defendem-se como ninguém.

Comentários