Mais um campeão na boa



Há títulos no futebol europeu que já eram esperados, e o da Juventus na Itália era uma das barbadas. O título da equipe de Turim era pedra cantada desde agosto do ano passado, quando o Calcio teve início, mas foi só hoje, com uma boa vitória por 1 a 0 sobre a Sampdoria, em Gênova, que ele foi confirmado.

O título da Juve veio na melhor hora possível: três dias antes do confronto decisivo com o Real Madrid, pela Liga dos Campeões. Os italianos e o Bayern são os dois que entram nas semifinais europeias com situações definidas (e vitoriosas) em seus torneios nacionais. Barcelona e Real Madrid, por sua vez, disputam cabeça a cabeça o título nacional, o que pode fazer a diferença em duelos tão equilibrados como os que teremos pela frente nestas partidas finais.

Hoje, ambos os rivais venceram de forma brilhante na Espanha. O Barça, com facilidade: 8 a 0 no lanterna Córdoba, fora de casa. O Real, com grandiosidade: 3 a 2 no Sevilla, que estava invicto em casa há 34 jogos. Cristiano Ronaldo brilhou, marcando todos os três gols da partida. Ele tem 39 gols, contra 38 de Messi na Liga. Na pontuação, Barcelona à frente: 87 a 85. Os catalães pegarão na reta final Real Sociedad (casa), Atlético de Madrid (fora) e La Coruña (casa); os madrilenhos, Valencia (casa), Espanyol (fora) e Getafe (casa).

Além da Espanha, somente a França segue com disputa indefinida. Lá, a briga é igualmente renhida, com Lyon e PSG empatados com 71 pontos - o time de Paris joga ainda quatro vezes, contra três do rival. De resto, o que não se definiu está próximo disso: o Bayern e o PSV ganharam com facilidade na Alemanha e na Holanda, a Juve conseguiu o mesmo na Itália, enquanto Benfica e Chelsea estão a um passo da taça em Portugal e na Inglaterra. O time de Londres, aliás, pode ser campeão amanhã mesmo: basta ganhar do fraco Crystal Palace, e em casa,

Comentários