A cascuda gurizada tricolor



Com os jovens Vinícius e Gérson no comando da criação do Fluminense, era o Flamengo o time "cascudo" do clássico deste domingo. No entanto, quem mostrou maturidade e frieza na hora de definir o jogo foi o Flu, em especial seus dois jovens prodígios. A equipe de Enderson Moreira atacou bem menos, mas foi muito mais eficiente. Aproveitou erros do rival, soube tirar vantagem quando as circunstâncias favoreciam, aguentou bravamente quando eram desfavoráveis e saiu do Maracanã com uma redentora vitória por 3 a 2, num dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro até aqui.

E muitas circunstâncias vieram da péssima arbitragem de Sandro Meira Ricci, o melhor juiz brasileiro, mas que se perdeu após a ótima Copa do Mundo que fez. Para começar, marcou um pênalti no mínimo muito duvidoso de Pará em Vinícius. Fred converteu, logo aos 7 minutos. A jogada começou num cruzamento de Gérson buscando o companheiro no segundo pau. Era o primeiro lance da dupla no jogo, e já um gol surgia dela.

Era muito cedo, e o Flamengo já tinha de partir para cima. Cristóvão optou por usar um time mais leve, abrindo mão de Marcelo Cirino e Eduardo da Silva, ambos no banco de reservas. A equipe, portanto, carecia de um maior poder de fogo, e já de cara precisava buscar o empate. Com Arthur Maia apagado, era Canteros quem tentava armar o jogo. O Flu, muito mais qualificado, fechava-se com precisão e matava com ainda mais letalidade. Em nova jogada de Gérson, Renato recebeu e cruzou buscando Fred, mas Pará fez o favor de se antecipar e marcar contra.

Mas se Pará era um desastre, foi pela outra lateral, com Armero, que reação começou. Foi numa linda jogada sua para cima de Gum que saiu o lindo cruzamento para o gol de Alecsandro. Um erro de Renato, que não estava no lugar, obrigou o zagueiro a dar o combate ao colombiano e deixou o centroavante do Flamengo desmarcado. O Flamengo encerrava o primeiro tempo descobrindo o lado esquerdo como a chave para buscar a virada na etapa final.

Mas mal o intervalo acabou e Fred já estava fazendo o terceiro, em nova jogada de Vinícius e Gérson. A expulsão exagerada de Giovanni (outra mania de Ricci tem sido expulsar direto atletas de forma exagerada, como Emerson Sheik e Lollo, em jogos da Libertadores), porém, tornou o jogo um ataque contra defesa. Para piorar, o Flu perdeu Gérson, por lesão, e Vinícius teve de deixar o campo para a defesa ser recomposta. Aí se viu todos os problemas do Flamengo: mesmo com posse de bola quase totalmente no campo ofensivo e diante de um adversário sem duas de suas três principais peças, a equipe rubro-negra conseguiu criar apenas três chances claras na etapa final, mesmo rondando a área tricolor o tempo todo. Só chegou ao gol tarde demais, aos 40, com Marcelo Cirino e Eduardo da Silva já em campo. Um cruzou para o outro marcar.

Foram, portanto, muitos erros individuais e algumas teimosias de Cristóvão que levaram o Flamengo à derrota. Ainda assim, prefiro ver o lado vencedor: neste caso, a ótima atuação de Gérson e Vinícius e o oportunismo de Fred é que levaram o Flu à vitória. E mais: é preciso salientar o excelente trabalho defensivo de um time que foi pressionado durante toda a etapa final, mas conseguiu segurar a vantagem. É uma vitória para alavancar a campanha tricolor na competição. Claro que é cedo e ainda faltam opções para voos maiores, mas o campeonato pode ser bom se as peças que funcionaram hoje sigam dando resposta semelhante.

Em tempo:
- Aos 24 anos, Vinícius tem pouca experiência de Série A, mas não é um piazote. Gérson, por sua vez, tem só 18 anos. Nasceu em 20 de maio de 1997.

_____________________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro 2015 - 4ª rodada
31/maio/2015
FLAMENGO 2 x FLUMINENSE 3
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Público: 28.663
Renda: R$ 1.063.622,50
Gols: Fred (pênalti) 7, Pará (contra) 32 e Alecsandro 36 do 1º; Fred 1 e Eduardo da Silva 40 do 2º
Cartão amarelo: Pará, Everton, Cáceres, Bressan, Eduardo da Silva, Vinícius, Wagner e Diego Cavalieri
Expulsão: Giovanni 5 e Canteros 45 do 2º
FLAMENGO: Paulo Victor (5), Pará (3) (Gabriel, 7 do 2º - 5), Wallace (5), Bressan (5) e Armero (6); Cáceres (5) (Eduardo da Silva, 36 do 2º - 6), Canteros (6) e Arthur Maia (4) (Marcelo Cirino, intervalo - 5); Paulinho (5), Alecsandro (6) e Everton (4). Técnico: Cristóvão Borges
FLUMINENSE: Diego Cavalieri (6), Renato (6), Gum (7), Antônio Carlos (7) e Giovanni (6); Edson (7), Jean (6), Gérson (8) (Pierre, 6 do 2º - 6), Vinícius (8) (Wellington Silva, 13 do 2º - 6) e Wagner (6); Fred (8) (Marlone, 43 do 2º - sem nota). Técnico: Enderson Moreira

Comentários