Vencer, sim, mas não de goleada

As disputas da Libertadores andam tão equilibradas que é muito difícil projetar os confrontos das oitavas de final, mesmo que estejamos no último dia da fase de grupos. As possibilidades de enfrentamentos são múltiplas, e tão incertas, que nem vale à pena serem projetadas. Em relação aos vice-líderes, então, é praticamente impossível se fazer qualquer cálculo. Assim, o que tentaremos aqui é prestar um serviço ao torcedor colorado. Tudo baseado em projeções, claro. Certezas, em Libertadores, praticamente inexistem.

Como o grupo do Internacional será o primeiro a acabar, será preciso ver o desenrolar das chaves 1 e 2, horas depois, para se ter a certeza do que ocorrerá com o Colorado em seu pareamento das oitavas em diante. Partiremos de três hipóteses: vitória, empate ou derrota hoje para o Strongest. Depois disso, as projeções baseiam-se nas possibilidades mais concretas de finalização das outras chaves (o Atlas enfiar 5 a 1 no Santa Fé no Bogotá e ser líder do Grupo 1 não é algo concreto, por exemplo). A ver.

Inter vence o Strongest
Neste caso, o Colorado será o 3º ou 4º colocado geral. Só será terceiro se o Corinthians perder para o São Paulo e uma diferença de três gols for tirada no saldo. Neste caso, Atlético-MG, Colo Colo e Universitario Sucre surgem como fortes possibilidades de enfrentamento - o time mineiro principalmente. Se cair para a quarta posição, o Guaraní paraguaio é um adversário bem provável, embora o Montevideo Wanderers seja também possível. Ou seja: talvez seja melhor não golear o Strongest hoje, ou o risco de encarar o Galo será forte. A menos que o Timão não perca o clássico.

Inter empata com o Strongest
Um empate no Beira-Rio deixaria o Inter provavelmente como 7º colocado geral. O risco de pegar o São Paulo ou o San Lorenzo seria enorme neste caso. O Estudiantes seria uma opção menos provável, mas nem por isso mais tranquila.

Inter perde para o Strongest
Claro, é o pior resultado possível. Se ocorrer, pode significar até a eliminação, dependendo do resultado que o Emelec conseguir em casa contra a combalida Universidad de Chile. Se mesmo assim o time de Aguirre se classificar, será como segundo colocado de sua chave. Neste caso, o Cruzeiro é um rival muito possível. Santa Fé, Atlético Nacional e Colo Colo são chances mais remotas de enfrentamento.

Resumo - quem o Inter deve pegar...
...se golear o Strongest: Atlético-MG, Colo Colo ou Universitario de Sucre
...se vencer o Strongest sem goleada: Guaraní
...se empatar com o Strongest: São Paulo ou San Lorenzo
...se perder para o Strongest: Cruzeiro, ou eliminação hoje mesmo

Comentários