Supremacia com sofrimento



Quem olha os números friamente tem uma certeza: o Grêmio dominou amplamente o Juventude. E foi isso mesmo: 11 oportunidades de gol contra apenas uma, 18 chutes a dois, 12 escanteios a dois, 67% de posse de bola. É inegável que o Tricolor tenha sido o dono do jogo de hoje na Arena. Mas o clima tenso de quase todo o segundo tempo precisa ser considerado. Mesmo com toda a supremacia apresentada a tarde inteira, a torcida só conseguiu relaxar de vez aos 30 minutos, quando Geromel, que já havia sido o herói da partida diante do Novo Hamburgo, definiu a parada.

O primeiro tempo foi totalmente do Grêmio - ou quase, não fosse o "mero detalhe" do último lance. Era esperado que Picoli montasse o Juventude mesmo atrás, esperando por um contra-ataque que não vinha nunca. Adiantado desde a linha de zaga, o time de Luiz Felipe ocupou o campo do Papo o tempo todo. Ganhava todos os rebotes e usava outra das melhores armas contra times fechados: a paciência para trocar passes. Foi assim, girando de um lado para outro, que eles apareciam. Ficava claro como o gol de Giuliano no Alfredo Jaconi tinha sido importante. Num 0 a 0, precisando marcar, talvez esta calma não fosse possível.

No começo os espaços eram mais raros, mas a lesão de Pereira fez Picoli mudar o esquema do Juventude, e a marcação desencaixou. Giuliano e Luan, novamente, desequilibraram. Por eles passavam todas as jogadas perigosas, inclusive a do primeiro gol, em jogada linda do primeiro e conclusão certeira do segundo. Aberto o placar, o Grêmio passou a dominar ainda mais o jogo, e achar cada vez mais espaços. Braian Rodríguez perdeu duas chances claras, mas parecia questão de tempo vir o segundo.

Aí, na sua única finalização a gol no primeiro tempo e única chance de gol em toda a partida, o Juventude chegou ao empate. Lucas, que havia entrado no lugar de Pereira, achou Douglas posicionado entre Geromel e Rhodolfo para empatar, de cabeça. Claro que, diante do que havia sido o primeiro tempo, parecia um acidente - e era quase isso, mesmo. Mas o fato é que o placar do intervalo era de um incômodo 1 a 1, que deixava o Ju a um golzinho de sua classificação.

Entre a cruz e a espada, o Grêmio voltou para o segundo tempo ainda com muita posse de bola, mas por opção de Picoli. Mesmo precisando de um gol, o Juventude se posicionava ainda atrás da linha da bola. A conversa no vestiário verde foi boa: a equipe de Caxias do Sul voltou com a marcação enfim acertada, e os espaços eram quase nulos. O Grêmio, ao mesmo tempo que devia matar o jogo, preferiu não correr o risco de se atirar e perder a vantagem que ainda tinha. Meia hora de tensão, portanto.

Só aos 26 a equipe da serra resolveu partir para cima, com Brenner no lugar de Alan Schons. Para azar de Picoli, o Grêmio chegaria o gol logo depois, com Geromel, definindo enfim a classificação. Mesmo com Zulu nos minutos finais, o Papo não só não conseguiu chutar a gol como ainda correu risco nos contragolpes. O segundo tempo de hoje foi bem parecido com o segundo tempo do Jaconi.

O Grêmio chega à final testado por Novo Hamburgo e Juventude, e com merecimento. Desta vez, ao contrário da partida contra o Campinense, a equipe não fez mais porque o goleiro adversário foi destaque. A equipe de Luiz Felipe, apesar do susto e do nervoso segundo tempo, foi segura e controladora das ações. Não se abalou com o gol sofrido e manteve a frieza para matar na hora certa, sem pressa, com maturidade. Está, em suma, prontíssima para decidir o campeonato, seja com Inter ou Brasil.

Em tempo:
- Jean Pierre Lima é o melhor árbitro do Gauchão. Hoje, não teve medo de deixar o jogo correr e marcou apenas 18 faltas, apesar do alto grau de competitividade. Levou a partida com autoridade sem precisar apelar para o exagero nos cartões.

- Pereira aplaudido ao deixar o campo. Justíssimo.

__________________________________________________________
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho 2015 - Semifinal - Jogo de volta
18/abril/2015
GRÊMIO 2 x JUVENTUDE 1
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Público: 32.855
Renda: R$ 1.268.501,00
Gols: Luan 28 e Douglas (JUV) 45 do 1º; Geromel 30 do 2º
Cartão amarelo: Alan Schons
GRÊMIO: Marcelo Grohe (5,5), Matías Rodríguez (6), Geromel (7), Rhodolfo (6,5) e Marcelo Oliveira (6); Fellipe Bastos (6), Maicon (6,5), Douglas (6) (Walace, 34 do 2º - sem nota), Giuliano (7) e Luan (7); Braian Rodríguez (4,5) (Yuri Mamute, 18 do 2º - 5,5) (Lincoln, 41 do 2º). Técnico: Luiz Felipe (6)
JUVENTUDE: Aírton (6,5), Diogão (6,5), Pereira (5,5) (Lucas, 22 do 1º - 6,5) e Héverton (5,5); Hélder (5), Vacaria (6) (Zulu, 34 do 2º - sem nota), Alan Schons (5,5) (Brenner, 26 do 2º - 5), Wallacer (4,5) e Itaqui (5); Douglas (6) e Rogerinho (5). Técnico: Picoli (5)

Comentários