Superclasico confirmado



Há 8 anos ninguém emplacava uma campanha perfeita na fase de grupos da Libertadores. Desde o Santos, em 2007, nenhuma equipe conquistou o feito que o Boca Juniors obteve ontem: ganhar todos os seis jogos da etapa inicial da competição. Foi num grupo fácil, é verdade. Porém, cabe lembrar que Cruzeiro e River Plate, para citar apenas dois exemplos, também foram brindados com uma chave tranquila e, somados, não chegam à pontuação xeneize diante do Montevideo Wanderers, Palestino e Zamora. O "prêmio" por tudo isso? Enfrentar o maior rival nas oitavas de final.

A liderança geral ainda era levemente ameaçada pelo Corinthians, mas isso se desfez por completo ontem. A vitória por 2 a 0 sobre o Palestino na Bombonera foi obtida no fim do jogo, por um time composto basicamente por reservas. Com 18 pontos, o Boca é o dono da melhor campanha da primeira fase. Com apenas 7, o River é, garantidamente, o pior de todos os classificados para as oitavas. A noite, portanto, confirmou o superclasico argentino na próxima fase da Libertadores.

É mais um presente de grego que o líder geral da etapa de grupos recebe. Vale a pena lembrar outras situações do tipo. Mais uma vez, fazer a melhor campanha não significou qualquer tipo de facilidade nos mata-matas.

2005: melhor time da etapa de grupos, o River Plate pegou de cara a pedreira da LDU. Conseguiu eliminar os equatorianos, embora tenha perdido o jogo de ida.

2006: no segundo ano de implantação da regra, a segunda pedreira. O Vélez, líder geral, encarou o Newell's. Ao menos, eliminou os compatriotas com tranquilidade.

2010: pela bela campanha na etapa inicial, o Corinthians foi "brindado" com um duelo diante do Flamengo. Acabou eliminado pelo saldo qualificado.

2011: no exemplo mais conhecido de todos, o Cruzeiro parecia ter tido a sorte de pegar o Once Caldas. Pois depois de ganhar em Manizales acabou perdendo em casa e foi eliminado.

2012: a "sorte" do Fluminense foi encarar o Internacional nas oitavas. Com sofrimento, eliminou a equipe gaúcha.

2013: mais um duelo doméstico que prometia problemas, desta vez entre Atlético-MG e São Paulo. O Galo, porém, sobrou em relação aos paulistas.

2014: no ano passado, o Vélez parecia de fato premiado por ter sido líder, afinal, o Nacional-PAR não oferecia em riscos, em tese. Mas só em tese: os paraguaios ganharam em casa, seguraram um empate fora e eliminaram os favoritos argentinos.

As oitavas, no momento: Boca x River, Atlético Nacional x Wanderers; Racing x Strongest, Inter x Colo Colo; Tigres x Libertad, Sucre x São Paulo; Corinthians x Cruzeiro, Santa Fé x Guaraní.

Nosso simulador: Boca x River, Santa Fé x Emelec; Inter x Guaraní, Racing x Wanderers; Tigres x Atlético-MG, Estudiantes x Huracán; Corinthians x Atlético Nacional, Cruzeiro x San Lorenzo.

Comentários