Sob a batuta de Valdívia



Grêmio e Internacional definem nos próximos domingos quem será o campeão gaúcho e, também, quem será o craque do campeonato. Se Giuliano vem sendo o condutor da recuperação do Grêmio na temporada, Valdívia foi quem abriu as portas para várias das mais importantes vitórias do Internacional. Se não fosse por ele, o Inter talvez não tivesse ganhado do Passo Fundo, ou do União Frederiquense, quando o menino abriu a vitória em jogos encardidos e truncados - se essas vitórias não ocorressem, a final do Gauchão seria na Arena.

O Brasil fez o que pôde. Começou mal, terminou o primeiro tempo de forma mais equilibrada, mas sucumbiu à melhor qualidade do Inter no segundo. Qualidade que passou por Valdívia dando um passe perfeito para Alex no primeiro gol (um minuto antes, havia feito o mesmo) e marcando o segundo, um golaço. Foi ele quem abriu o caminho de novo.

É praticamente impossível apontar favoritismo em Gre-Nais já normalmente. Agora, então, as variantes são muitas. O Inter tem um grupo mais numeroso, tem melhores atacantes e vem em franco crescimento, parecendo chegar perto de seu ápice de rendimento, ao menos até agora, nesta temporada. O Grêmio tem um time mais entrosado, uma defesa superior, terá uma semana para treinar (ao contrário do Inter) e tem foco total na conquista do Gauchão. Não sabemos nem que time do Colorado jogará domingo. É muito difícil projetar assim.

Certo, mesmo, é que teremos uma grande final, entre dois bons times. Mesmo com dificuldades ao longo do certame e em parte dos mata-matas, a Dupla chegou de novo.

56 anos depois
Palmeiras e Santos voltam a decidir o Paulistão depois de 56 anos. Em 1959, com Pelé ainda menino, os dois jogaram pela última vez uma final de estadual um contra o outro. O Peixe passou sem grandes sustos pelo problemático São Paulo, mas o Verdão é que parece com a faca nos dentes para levar o campeonato deste ano. Eliminar o Corinthians em Itaquera, nos pênaltis, após um emocionante 2 a 2, dá muita força para o time de Oswaldo de Oliveira.

Em tempo:
- No Rio, a final que a presidência da Ferj queria: Botafogo x Vasco. Politicagem e erros de arbitragem à parte, foi merecido. Lembrando que em 2014 o Flamengo só ganhou o título em cima do Vasco por conta de um erro clamoroso do apitador no fim do jogo. A banca paga e recebe.

- Derrota do Cruzeiro para o Atlético-MG vira o símbolo de uma fase totalmente do Galo no clássico de Minas. Há 11 jogos a Raposa não ganha do rival, e ontem nem precisava disso: um empate bastava. O Galo agora precisa superar a Caldense, que tem a vantagem do empate nos 180 minutos, por ter tido melhor campanha.

- Coritiba x Operário, Joinville x Figueirense, Goiás x Aparecidense, Bahia x Vitória da Conquista, Ceará x Fortaleza. São as demais finais dos estaduais 2015. Santa Cruz e Salgueiro saíram na frente de Central e Sport em Pernambuco.

- Palpites: Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Coritiba, Figueirense, Goiás, Bahia e Ceará.

- Como estive de viagem domingo, só consegui acompanhar a rodada pelo rádio. Amanhã, tudo volta ao normal. A semana, em especial a quarta-feira, será bem cheia.

Comentários