Sábado de prova

O sábado gremista será de colocar em prática as lições que o time teve durante a semana. A primeira, claro, é não menosprezar o Juventude, e a matéria estudada é de história: o confronto de 2008, quando o Tricolor voltou de Caxias em vantagem e a perdeu no Olímpico. A segunda, de matemática: retomar a eficiência demonstrada no 1 a 0 do Jaconi, deixando para trás os muitos gols perdidos contra o Campinense. Se domingo o time de Luiz Felipe criou apenas quatro chances e fez um gol, na quarta teve 17 oportunidades, 31 finalizações, mas marcou apenas duas vezes.

Pela primeira vez em 2015, Felipão terá a chance de repetir time. Ao contrário de Diego Aguirre, que roda bastante o elenco porque ele é grande e há duas competições, o técnico gremista prefere repetir ideias, e está certo. Cada um com o seu cada qual neste caso. Os desfalques são importantes, mas apenas dois: Ramiro, que já nem pode mais ser considerado como perda, dada a dimensão da lesão, e Cristian Rodríguez e seu eterno problema muscular, que vem sendo bem substituído por Luan.

Não se enganem com a desvantagem: o Juventude já anunciou que jogará fechado na Arena. E, por mais paradoxal que seja, é a postura correta. Afinal, qual o caminho mais fácil para um time menos qualificado ganhar um jogo? Se atirar para cima ou jogar fechado? E mais: como o Ju se deu bem na maioria dos jogos desta Gauchão? Quando propôs jogo ou quando especulou os erros adversários? Talvez esta chance não venha, talvez o Grêmio não dê chances, talvez a equipe não segure o time da capital. É o preço que se paga pelo resultado ruim na ida. Falávamos semana passada que um 0 a 0 em casa seria de grande valia para o Papo, que sabe jogar fechado, e com um gol na Arena poderia matar o confronto. Ele não veio.

Para o Grêmio, a grande recompensa em se dar bem na prova de hoje é chegar à final do Gauchão, o único título possível deste primeiro semestre. E como este estadual, como a volta das taças, importa para o Tricolor em 2015...

Em tempo:
- Confrontos entre Grêmio e CRB foram marcados para os dias 13 e 19 de maio. Fora das semanas decisivas de Gauchão, portanto, o que é ótimo para o Tricolor.

- Depois do auditor racista julgando caso de injúria racial, o relator flamenguista tira Fred das semifinais do carioca. A seriedade e integridade da nossa justiça desportiva agonizam tanto quanto as do nosso futebol. Botafogo x Fluminense é hoje, às 18:30, no Engenhão.

Comentários